Saúde

Maio Roxo: Santos faz triagem de pacientes para doenças inflamatórias intestinais

03/05/2022
Maio Roxo: Santos faz triagem de pacientes para doenças inflamatórias intestinais | Jornal da Orla

Em alusão à campanha Maio Roxo, de Conscientização das Doenças Inflamatórias Intestinais, a equipe do Ambulatório de Especialidades da Zona Noroeste (Ambesp ZNO) fará uma triagem dos pacientes que frequentam o local. Até 17 de maio, das 8h às 11h, será aplicado um questionário chamado Red Flags.

A partir das respostas concedidas pelos usuários da unidade, os sinais de alerta recebem pontuações e, a depender da soma, podem sinalizar mais probabilidade da presença de doença inflamatória intestinal (DII). As DIIs são doenças crônicas que inflamam os intestinos grosso e delgado. As principais são Doença de Crohn, retocolite ulcerativa e colites indeterminadas.

Os pacientes identificados serão convidados a assistir a duas palestras no dia 18 de maio no Ambesp ZNO, uma delas abordando a parte médica e a outra, nutricional, além de serem agendados para consulta com a gastroenterologista Bianca Schiavetti, responsável pelo ambulatório de DII do Ambesp ZNO, o único especializado da Baixada Santista e que atende mais de 200 pacientes.

As DIIs trazem impactos no que se refere à perda de qualidade de vida e afastamento das atividades de trabalho. “Os afastamentos representam 0,01% do total de beneficiários do INSS e 1% do valor total pago; a média do tempo de afastamento do trabalho no ano de 2018 foi de 314 dias. Seguramente decorrentes da falta de controle adequado da doença. A única forma de mudar a história natural destas doenças e seu impacto para o paciente e para a sociedade é o diagnóstico precoce e a correta indicação e acesso ao tratamento”, destaca Bianca Schiavetti.

A ação realizada no Ambesp ZNO tem apoio do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB).