Debate na Redação

Lula e Haddad ganham da direita em 2026

12/12/2024
Lula e Haddad ganham da direita em 2026 | Jornal da Orla

O levantamento do Instituto Quaest mostra que Lula e Haddad ganham de Bolsonaro e outros candidatos da direita em 2026. De acordo com os dados apresentados, Bolsonaro tem 57% de reprovação e perderia para Lula de 51% a 35%. Contra Haddad, Bolsonaro mantém os 35% enquanto o ministro tem 42%.

No programa Debate na Redação, o presidente do LIDE litoral Jarbas Marques, acredita que contra Bolsonaro, Lula e Haddad realmente ganham “Muitas pessoas que eram Bolsonaristas estão deixando de ser, claro, os radicais continuam, mas muita gente está se desiludindo com o Bolsonaro. Ele está perdendo força”. Jarbas ressalta que as eleições são apenas daqui há 2 anos e ninguém sabe o que realmente irá acontecer, podendo Bolsonaro estar elegível, pois atualmente ele não é.

Quanto a direita em sua opinião, nessas ultimas eleições ela esteve muito forte, apesar da eleição municipal não ter nada a ver com a eleição federal. De acordo com Jarbas, não há uma grande liderança de centro-direita. “Falamos muito do Tarcísio, pois estamos no Estado de São Paulo, mas o Brasil não vê ele, como nós vemos aqui. Em SP, eu tenho quase certeza que ele ganharia, mas no Brasil, não sei se ganharia”. Vale lembrar que Tarcísio de Freitas não tem interesse no momento em ser candidato à presidência.

O Instituto Quaest divulgou uma pesquisa de rejeição dos possíveis candidatos em 2026. Bolsonaro aparece como o líder do ranking, com 57% de reprovação. Em seguida, Haddad com 52% empatado com Ciro Gomes. Abaixo deles está Michele Bolsonaro, com 51%. Em quinto lugar, Lula aparece com 47%, com a menor rejeição.

Para conferir esse e outros assuntos discutidos no programa, acesse a entrevista completa no canal do Jornal da Orla: https://www.youtube.com/watch?v=fjWfPwNPpkI