DataOrla

Lula anuncia possível reconhecimento da vitória de Maduro

31/07/2024
Jornal da Orla

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comunicou que seu governo está disposto a reconhecer a vitória de Nicolás Maduro nas recentes eleições da Venezuela, desde que as atas eleitorais confirmem a regularidade do processo. Em sua declaração, Lula enfatizou que o pleito ocorreu de maneira normal e tranquila, considerando habitual haver disputas após a divulgação dos resultados. Ele também destacou que qualquer parte que se sinta prejudicada tem o direito de buscar a justiça.

Durante o programa “Debate na Redação”,  o ex-presidente do PL de Santos, Odair Gonzalez, argumentou que diversos governos de esquerda, incluindo China, Coreia do Norte, Cuba, Venezuela e Bolívia que são rotulados como ditaduras, usam a retórica de fortalecer a democracia, classificando-a como uma falácia desses países. No caso específico da Venezuela, mencionou que pesquisas indicavam mais de 60% das intenções de voto para a oposição antes das eleições. No entanto, Maduro teria tornado a principal opositora inelegível, o que levou sua mãe a entrar na disputa, e mesmo assim ele teria cassado sua candidatura.

A crítica ao posicionamento de Lula foi enfática. O especialista destacou que, diante do contexto, diversos países de esquerda não reconheceram a vitória de Maduro, questionando a necessidade de o Brasil adotar uma postura diferente. Para ele, a declaração de Lula é infundada, sugerindo que o presidente deveria se abster de fazer comentários sobre assuntos internos de outros países.

 

Para conferir esse e outros assuntos discutidos no programa, acesse a entrevista completa no canal do Jornal da Orla, o Orla Play, no link: