Santos

Ludmilla Corrêa apresenta espetáculo em Santos

10/01/2025
Catarina Bertholini

A atriz, palhaça e educadora Ludmilla Corrêa, natural de Santos, inicia as comemorações de seus 30 anos de carreira com o espetáculo “Matrioska Cristina e suas anedotas”. A obra, inspirada na rica cultura popular brasileira, com elementos do teatro de rua, música e tradição oral, promete encantar o público de todas as idades com apresentações gratuitas e abertas a todos.

O espetáculo marca o início de um ciclo de três obras idealizadas por Ludmilla, que estreou nos palcos aos 10 anos de idade no espetáculo infantil “O sonho de Alice”, dirigido por seu pai, Tanah Corrêa. “Matrioska Cristina e suas anedotas” é fruto de uma pesquisa iniciada em 2016, quando Ludmilla participou da fundação do movimento Praiaces, um movimento de palhaçaria feminista pela diversidade da Baixada Santista, que tem como foco o fortalecimento das mulheres e da comunidade LGBTQIAPN+, junto a palhaçaria e o circo, com foco na identidade cultural e artistica da Baixada Santista.

“A inspiração vem dos encantamentos dos saberes populares, que são celebrados e ressignificados através da palhaçaria, poesia, contação de histórias e música”, conta Ludmilla. “Ao desenrolar suas anedotas, Matrioska Cristina investe em afirmar a tradição oral como Patrimônio Imaterial do nosso país”.

A dramaturgia contemporânea do espetáculo mescla a poesia “A Criança é feita de cem”, do pedagogo italiano Loris Malaguzzi, o número circense “SUPER M”, que aborda o nascimento de forma bem-humorada, e a contação da história do “Circo Teatro Guarany”, liderado por João Alves da Silva, um dos primeiros empresários negros do Brasil, e que teve como estrela a palhaça Maria Eliza Alves dos Reis, considerada a primeira palhaça negra do país.

O elenco conta com a participação especial dos filhos de Ludmilla, a palhaça Roro e o palhaço Mike, que desde o nascimento acompanham a mãe em sua jornada artística. “Compreendo e vivencio, dia após dia, que a arte faz parte do desenvolvimento humano”, afirma Ludmilla. “Digo que desde o embrião tive a oportunidade de estar neste território que me foi apresentado pelo meu pai Tanah.

Corrêa e minha mãe Rosa Bertholini. Nasci e cresci respirando essa atmosfera mágica, experienciando a arte como modo de sobrevivência e resistência, e também como a melodia que embala meus sonhos e desejos mais profundos.”

Sinopse

“Matrioska Cristina e suas Anedotas” é um espetáculo livre para todas as idades, que une palhaçaria, contação de histórias e música. Matrioska Cristina e sua trupe, levam o público em uma jornada divertida e educativa. Histórias engraçadas e interativas. Um show perfeito para toda a família, garantindo risadas, emoção e momentos inesquecíveis!

Temporada em Santos:

● 11/01 (sábado, 15h): Jardim Botânico de Santos – Santos Verão (a convite
da Secretaria de Cultura)
● 18/01 (sábado, 18h): TESCOM – Projeto ‘Diálogo com o território – TESCOM
é MACUCO’ (a convite do grupo TESCOM, com roda de conversa após a
apresentação)