Baixada Santista

Livro destaca vida e obra de Don Domênico, o benemérito de Guarujá

11/04/2023
Livro destaca vida e obra de Don Domênico, o benemérito de Guarujá | Jornal da Orla

A vida de um homem visionário e com grande preocupação social está nas páginas de “Don Domênico – O Grande Benfeitor de Guarujá”, livro que será lançado no dia 20. Escrita pelo professor João Pecchiore, pelo engenheiro físico Jordan Santos e pelo médico Marcos Nobre, a obra traça a trajetória do religioso italiano que foi responsável por viabilizar diversas obras sociais, como o Hospital Santo Amaro, o Posto Médico, a Creche Ninho Maternal (Hoje Creche Anna Juliana Tybor Passaes), a Igreja Matriz, a Faculdade e o Colégio que hoje levam o seu nome.

A importância de Dom Domênico Rangoni é reconhecida com diversas homenagens, nomeando escola, faculdade, hospital e até uma rodovia.

Além de generosidade e de sua vigorosa capacidade de trabalhar, Dom Domênico também se notabilizou pela habilidade de convencer, para angariar apoio e recursos para o desenvolvimento das obras sociais. Era respeitado por autoridades políticas, empresários e personalidades do esporte, como o Rei Pelé.

Nascido em Mediciana, na Itália, em 1º de março de 1915, Don Domênico deixou sua marca em diversas obras, mas certamente a mais significativa é o Hospital Santo Amaro, que completa 61 anos no dia 21 de abril. O religioso faleceu no dia 8 de novembro de 1987, aos 72 anos.

O livro é o primeiro ato do projeto pró-memória de Don Domenico, que inclui a construção de um museu físico e outro virtual, entre outras atividades que visam a interação do público em torno da vida e obra desta figura histórica do Guarujá.

“Don Domênico – O Grande Benfeitor de Guarujá “Seu legado e suas histórias” é prefaciada pelo Presidente da Associação Santamarense de Beneficência de Guarujá, Urbano Bahamonde e, esta primeira edição, teve o apoio cultural da Unoeste.

 

Sobre os autores

João José de Oliveira Pecchiore, professor aposentado, trabalhou nas obras sociais Don Domenico durante 32 anos, de 1975 a 2007. Durante cinco anos, até 2022 foi Secretário adjunto de educação do município. Ocupou o cargo de diretor nos Colégios Don Domenico, em Guarujá e São José, em Santos, além de ter trabalhado como assessor pedagógico de escolas municipais em diversas gestões municipais e como supervisor pedagógico da Escola Internacional Nova Geração, de Guarujá.

Jordan Goes Paixão Bargas Santos, engenheiro físico pela Universidade de São Paulo é coautor do livro “Os homens da Ilha”, lançado em março do ano passado, entre outros empreendimentos culturais.

Marcos Costa Nobre, é médico há 40 anos e poeta desde a juventude. Especialista em cirurgia plástica desde 1986, trabalha com plástica reparadora e queimados.