Conhecida por importantes capítulos brasileiros, a encantadora orla da praia e sua vocação turística, Santos ganhou mais um reforço para divulgar sua rica história. Foi lançada nesta quinta-feira (16) a linha turística de passageiros Visite Santos, que terá rotas pela orla, o Centro Histórico e pontos turísticos. O serviço já começa a funcionar na sexta-feira (17), a partir das 9h.
Operada pela empresa Central de Receptivo, a atração terá rotas fixas: amarela (ligando a orla ao Centro Histórico), azul (transitando por toda a orla) e verde (conectando pontos turísticos relacionados ao Rei Pelé e o Santos Futebol Clube). Ainda haverá uma sazonal pelo Terminal Marítimo Giusfredo Santini/Concais, quando houver passageiros de cruzeiros em trânsito.
Os usuários da linha ganharão pulseiras e poderão subir e descer dos veículos durante as paradas no caminho, além de trocar de linha com um único bilhete. A atração chega para atender ao fluxo de visitantes à Cidade na temporada de verão, avaliado pela Prefeitura em mais de 3 milhões de pessoas.
“As linhas resgatam a história da nossa cidade, destacando diversos equipamentos turísticos, o maior jardim de orla do mundo e atrações ligadas ao Santos Futebol Clube e o Rei do Futebol, como a Vila Belmiro e o Museu Pelé. Além disso, futuramente queremos ampliar as rotas para os Morros e a Zona Noroeste”, ressaltou o prefeito Rogério Santos, durante a cerimônia de lançamento, realizada na Praça Mauá.
POSTOS
O evento também contou com o lançamento dos postos de atendimento ao turista, sendo um na Praça Mauá, no Centro Histórico, e o outro na Praça do Aquário , na Ponta da Praia. Além de vender passagens da linha turística e prestar informações, os postos oferecerão passeios, roteiros temáticos, atividades náuticas e walking tours. Os locais terão guias de turismo para orientar a população.
“O turismo de Santos bate recordes a cada ano. Os ônibus e os postos de atendimento chegam para dar um incremento ainda maior à recepção dos turistas da nossa Cidade, com passeios que contam a nossa história, além de suvenires e materiais gráficos que complementam toda experiência”, destacou o secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, Thiago Papa.
Já o CEO da Central de Receptivo, José Luis Blanco Lorenzo, salientou o potencial da Visite Santos para turistas e até munícipes. “O sistema sobe e desce vai movimentar o turismo e a economia local. Nossa ideia não é que o turista fique dentro do ônibus, mas que viaje de um ponto a outro, conhecendo todo o entorno de cada trecho. Sugiro até que moradores de Santos usem as rotas para conhecer ainda melhor a sua cidade de coração”, concluiu Blanco.
SERVIÇO
A rota Amarela, que ligará o Centro Histórico à Orla, terá saída em frente ao Posto 3 (Rua Marcílio Dias, 200, Gonzaga). Já a linha Azul, destinada exclusivamente aos passeios pela orla, partirá em frente ao Hotel Atlântico (Avenida Presidente Wilson, 1, Gonzaga). Dedicada ao Rei Pelé e ao Santos Futebol Clube, a rota Verde terá saída próxima ao Novo Quebra-Mar (Avenida Presidente Wilson, 170). Os três ônibus contam com acessibilidade e capacidade para 35 passageiros cada.
O bilhete diário custa R$ 30,00, com meia-entrada (R$ 15,00) para idosos. Crianças até cinco anos de idade não pagam. Os postos de atendimento nas praças Mauá e do Aquário funcionarão de sexta-feira a domingo, das 9h às 17h. A primeira rota terá saída às 10h, com passeios intercalados a cada hora. As viagens terão duração média de 50 minutos.
CONHEÇA AS ROTAS
A Rota Amarela sairá da baia do Atlântico Hotel e passará pelas avenidas Ana Costa, Rangel Pestana, Senador Feijó, Rua Bittencourt, Praça Corrêa de Mello (Monte Serrat), Avenida São Francisco, Rua Frei Gaspar e Rua General Câmara (Praça Mauá). Já o retorno terá passagem pelas ruas Braz Cubas e Júlio de Mesquita, ingressando nas avenidas Ana Costa e Presidente Wilson.
Já a Rota azul terá saída do Posto 3, passando pelas avenidas Vicente de Carvalho, Bartolomeu de Gusmão, Rei Pelé (baia direita do Aquário e do Deck do Pescador), Antônio Guenaga (canal 7), Rei Alberto I, Praça Almirante Gago Coutinho e baia esquerda do Mercado do Peixe. O retorno será pelas avenidas Rei Alberto I, Rei Pelé, Joaquim Montenegro (canal 6), Alameda Armênio Mendes (Shopping Praiamar), Almirante Cochrane (canal 5), Bartolomeu de Gusmão, baia direita da Pinacoteca Benedicto Calixto, avenidas Vicente de Carvalho, Presidente Wilson, Rua Newton Prado, Praça Washington, baia direita do Orquidário Municipal, Rua Santa Catarina e Avenida Presidente Wilson (Posto 3).
A Rota Verde sairá da baia do Emissário Submarino, seguindo para Avenida Bernardino de Campos (canal 2), ruas Princesa Isabel, Tiradentes (baia direita da Vila Belmiro), retornando à Rua Tiradentes, Princesa Isabel, Delfino Stockler de Lima, Praça da Bíblia, Avenida Senador Pinheiro Machado (canal 1), Avenida Waldemar Leão, acesso ao Túnel, Praça dos Andradas, Avenida Visconde de São Leopoldo, Rua Senador Christiano Ottoni, Avenida Antônio Prado e baia direita do Museu Pelé. Já a volta percorrerá a Avenida Antônio Prado, ruas Augusto Severo, General Câmara, praças Mauá e Ruy Barbosa, Rua João Pessoa, Praça dos Andradas, acesso ao Túnel, avenidas Waldemar Leão, Pinheiro Machado (canal 1), Rua Joaquim Távora, Avenida Nilo Peçanha, baia direita do Memorial Necrópole Ecumênica, Rua Dr. Vital Brasil, Avenida Senador Pinheiro Machado (canal 1), Avenida Presidente Wilson e retorno ao Emissário Submarino.