Os autores dos melhores trabalhos do concurso cultural desta etapa do Projeto Cidadão, cujo tema é “Saúde Bucal – Sorriso Nota 10”, serão premiados na terça-feira (22). A cerimônia acontece na UME Avelino da Paz Vieira, no bairro Vila Nova, em Santos.
Desta vez, os estudantes da rede municipal de ensino participaram de diversas atividades, recebendo orientações sobre a importância da higiene bucal e dos bons hábitos, como a escovação e o uso do fio dental, entre os alunos do Programa Escola Total.
Durante esta etapa do projeto, as crianças aprenderam se divertindo com apresentações teatrais da turma da Seção de Prevenção em Saúde Bucal da Prefeitura, visitaram as Unidades Móveis de Odontologia e receberam uma história em quadrinhos criada pelo artista gráfico Alexandre Barbosa.
Na etapa final do projeto, os estudantes produziram desenhos para exprimir o que aprenderam durante as atividades do projeto. Os autores dos melhores trabalhos serão premiados. Além de aprenderem para si, os alunos vão repassar as informações para familiares, vizinhos e amigos, atuando como multiplicadores de informação.
Promovido pelo Jornal da Orla, o Projeto Cidadão “Saúde Bucal – Sorriso Nota 10” tem apoio da Prefeitura de Santos, do Santos FC e Foto Louzada Digital.
Profissionais destacam parceria
Educadores e profissionais da área de saúde envolvidos nesta etapa do Projeto Cidadão fizeram uma avaliação positiva do trabalho realizado com os estudantes. Em reunião realizada quarta-feira (16), eles destacaram a importância da iniciativa do Jornal da Orla e da ação conjunta das secretarias de Educação e de Saúde.
“A parceria com o Jornal da Orla, que já dura 10 anos, é uma ferramenta estratégica”, afirmou a representante da Seduc, Lenarde Mendes. “Esta edição do Projeto Cidadão foi importante para que identificássemos que a parceria entre as secretarias dá certo. E o Jornal da Orla ajuda a difundir esse trabalho”, completou. A supervisora do Programa Escola Total, Selma Lara, acredita na união de esforços para a busca de resultados. “Neste cenário da saúde e educação, a gente pensa sempre na criança como um todo e, quanto mais parcerias, maior será o benefício para a criança”.
Aprender se divertindo
Para a dentista Patricia Venturini de Almeida, com o Projeto Cidadão, as crianças puderam aprender a escovação correta de forma lúdica. “O concurso motiva os alunos a participarem e a levarem o assunto para a família, com a leitura da história em quadrinhos”. Ela ressalta o empenho dos educadores para com o tema e a criatividade em propor outras atividades, além das que estavam programadas pelo projeto.
As profissionais de saúde lembraram que, a cada ano, os casos de cáries e outros problemas bucais diminuem entre as crianças da rede municipal. Além da atenção diária que as crianças recebem na escola, no que diz respeito à prevenção das doenças, os atendimentos nas Vans Odontológicas têm contribuído para essa redução.
Izabel Kadlubiski, auxiliar em uma das Unidades Móveis Odontológicas que atendem as crianças, destaca que os pais são fundamentais, tanto no aprendizado como durante o tratamento dentário oferecido, de forma gratuita, pela Prefeitura. “Os pais precisam participar e ficar atentos às crianças. No início de cada ano, fazemos um levantamento para ver quais são os alunos que precisam de tratamento. Alguns pais não assinaram a ficha para autorização”, alerta.
A técnica da Equipe de Orientação Pedagógica do Escola Total, Vania Bernal, avalia como positiva a participação no projeto. “Para nós, foi muito significativo, porque as crianças puderam expressar e ampliar os seus conhecimentos por meio de todas essas oportunidades que lhe foram permitidas”, comemora.
A chefe da Seção de Projetos Educacionais da Seduc, Fátima Aves, foi uma das avaliadoras dos desenhos desta edição e, além de aprovar a criatividade do material, destaca o interesse dos alunos pelo concurso. “A saúde bucal deixou de ser um assunto de escola e passou a ser um assunto que elas levaram para casa. E a gente viu pela qualidade dos trabalhos que elas assimilaram o conteúdo”, explica.
Os benefícios dos antissépticos bucais
Uma boa higiene bucal é muito importante para evitar o surgimento da cárie dentária e problemas gengivais. Após a escovação, os dentistas indicam o uso de enxaguantes ou antissépticos bucais, principalmente, à noite, pois é nesse período que as bactérias atacam a superfícies dos dentes causando cárie dentária e problemas gengivais.
Os enxaguantes ajudam na eliminação das bactérias que causam a gengivite, a placa bacteriana, o mau hálito e a cárie dentária, atuando onde a escova dentária não alcança, pois permanece por mais tempo na boca uma vez que não devemos enxaguar a boca após a utilização. Existem, no mercado, produtos com diversas formulações e diversos sabores, mas é importante atentar para o flúor na composição, que ajuda a reduzir o risco de cárie dentária.
Somente crianças maiores de seis anos podem usar antissépticos bucais, desde que prescritos pelo dentista. Os enxaguantes são medicamentos e, apesar de serem cada vez mais atrativos para o público infantil, com corantes e aromatizantes e sabor agradáveis, os pais devem ficar atentos para que não sejam engolidos pelas crianças. Dependendo da quantidade ingerida, os antissépticos podem levar à intoxicação.