Leitura

Leia Santos recebe lançamento de livros de duas autoras santista

13/12/2021
Leia Santos recebe lançamento de livros de duas autoras santista | Jornal da Orla

A edição de sexta-feira (17/12) do projeto Leia Santos será especial. Além das tradicionais ações de doação de livros e gibis, o projeto da Secretaria de Cultura (Secult), que estará no bulevar da Rua Othon Feliciano, no Gonzaga, das 14h às 18h, terá o lançamento dos livros de duas autoras santistas: Verônica Ramalho, que apresentará ao público o livro de poesias ‘Três Línguas’ e Vania Andrade, que promoverá a obra infantil ‘O Cofre Lelecão’.

Três Línguas
A poesia de ‘Três Línguas’ traz em suas páginas experimentos linguísticos, desafios sobre narração e leitura, jogos de sons, palavras e significados.  A obra é composta por três narrativas surrealistas, em que corpo e mundo se aproximam e se afastam em criação, confronto e dança, movimentos da angústia e de sua superação. O projeto foi contemplado pelo ProAC-SP de 2020 para produção e publicação de obras de poesia.

A obra foi escrita pela poeta e tradutora Verônica Ramalho. Artista de diferentes mídias, por dez anos trabalhou em TV, teatro e cinema, principalmente como cenógrafa. Em 2013 escreveu, produziu e dirigiu o videopoema ‘Saudade’, contemplado pelo 3º Facult e, em 2018, publicou seu primeiro livro ‘A mulher de mil olhos’, escrito em prosa poética.

O Cofre Lelecão
História rimada e cheia de aventura, aborda a educação financeira de um jeito descontraído e inspirador. ‘O Cofre Lelecão’ traz a história dos irmãos Leila e Simão, que ganharam da fotógrafa Dominguez um magnífico cofre.

Logo eles decidem costurar algumas letras dos seus respectivos nomes para intitular o presente. O cofre, que passou a ser chamado de Lelecão, se tornou essencial para que os sonhos dos irmãos se tornassem realidade.

Formada em Pedagogia e Artes Visuais, Vania Andrade nasceu em uma fazenda no interior da Bahia e desde cedo sonhava em viajar e conhecer novos lugares. Hoje residente de Santos, a escritora conta que equilibra o tempo entre lecionar, escrever e ilustrar suas próprias histórias e o que mais ama fazer é buscar formas para incentivar a leitura na vida das crianças.