Significados do Judaísmo

Kashrut: A Espera Entre as Refeições

14/03/2024
Kashrut:  A Espera Entre as Refeições | Jornal da Orla

Como aqueles que observam Kashrut não podem comer carne e laticínios juntos, isso significa que uma refeição é uma refeição de carne ou uma refeição láctea. Esta lei dietética, básica para a Kashrut, é baseada em dois versículos do Livro do Êxodo, que proíbem “cozer um cabrito (cabra) no leite de sua mãe” e uma terceira repetição desta proibição em Deuteronômio.

Para esclarecer ainda mais, não se pode colocar um pedaço de bife em um prato, preparado sem laticínios, depois virar para um segundo prato e mastigar um pedaço de queijo, mesmo que você já tenha engolido o bife.

Para garantir que a carne e o leite não sejam consumidos juntos de forma alguma, é costume esperar um certo tempo entre as refeições. Depois de comer carne, o tempo de espera varia, mas o tempo de espera geralmente aceito é de seis horas.

O Talmud relata que o grande sábio Mar Ukva comparou sua abordagem de esperar depois de comer carne com a de seu pai: “Se o meu pai comesse carne agora, ele não comeria queijo até o dia seguinte, no mesmo horário. Eu, porém, não comerei [queijo] nesta refeição, mas comerei na próxima refeição”.

O pai de Mar Ukva foi super rigoroso e foi além dos requisitos, enquanto Mar Ukva seguiu a letra da lei. A prática de Mar Ukva de “esperar até a próxima refeição” é vista pelas fontes haláchicas como sendo a base para a exigência de esperar depois de comer carne antes de comer laticínios.

Duas razões para a espera são apresentadas: Maimônides escreve que a carne é pegajosa e fica presa entre os dentes; depois de seis horas, qualquer resíduo de carne tornou-se desagradável e, portanto, não é motivo de preocupação.

Segundo outros, o sabor e o odor pungentes da carne, que se fazem sentir muito depois de a carne ter sido consumida, são o motivo da espera obrigatória.

Diferentes tradições se desenvolveram quanto à quantidade exata de tempo que deve passar entre as refeições de carne e laticínios.

Os judeus Sefaradim devem esperar seis horas por questão de halachá; não há espaço para costumes divergentes ou leniências (exceto em caso de necessidade médica, é claro).

Ashkenazim, no entanto, consideram a espera como uma questão de costume aceito. Alguns dizem que uma hora é tempo suficiente, e esta tem sido a tradição aceita pelos judeus holandeses. Os judeus alemães seguem a tradição de esperar três horas.

Entretanto, para os Ashkenazim, é sempre necessário, recitar as brachot exigidas ao completar uma refeição de carne antes de comer laticínios. As brachot servem para separar as refeições.

Nada disso se aplica aos lacticínios e, portanto, não é necessária uma espera prolongada depois de comer lacticínios antes de consumir carne. Isto é baseado no tratado talmúdico Chullin 105a, onde diz: “Quanto tempo se deve esperar entre o queijo e a carne? E ele respondeu: Absolutamente nada”.

Mesmo assim, deve-se comer algo como pão para limpar efetivamente qualquer sabor leitoso da boca, enxaguar a boca e lavar as mãos.

À luz destas questões, os judeus observadores da Kashrut podem tomar a precaução de manter dois conjuntos distintos de louças e talheres; um conjunto (conhecido em iídiche como milchig e em hebraico como halavi) é para alimentos que contêm laticínios, enquanto o outro (conhecido em iídiche como fleishig/fleishedik e em hebraico como basari) é para alimentos que contêm carne.

Atualmente, há no mercado uma série de leites derivados de plantas que tornam a culinária kasher e o tempo de espera mais fáceis.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço