A Justiça Eleitoral determinou, em caráter liminar, que a deputada Rosana Valle (PL) retire do ar informação falsa contra seu colega de Câmara Federal, o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), a quem ela chamou de “ficha suja” e “inelegível”. A acusação foi feita durante uma entrevista ao Programa ZR News.
O pano de fundo é a eleição municipal deste ano, onde tanto Rosana como Paulo Alexandre são citados em pesquisas de intenção de voto.
Fake news
Em sua decisão, o juiz Frederico dos Santos Messias afirma que “a valoração implementada na entrevista, pela entrevistada, imputando ao senhor Paulo Alexandre Barbosa condição de ‘ficha suja’ e ‘inelegível’, não é, nesse momento, verdadeira, a revelar forte indício de propaganda antecipada negativa, convindo revelar que a entrevistada não é, como afirma na própria entrevista, pessoa desinteressada no pleito eleitoral futuro”.
Multa
O magistrado também determinou ao Google a retirada da entrevista do canal do Youtube., sob pena de multa diária de R$ 30.000,00 até o limite de R$ 300.000,00, sem prejuízo de outras sanções.
A defesa da deputada anunciou que pretende recorrer da decisão.