Santos

Jurados visitam locais inscritos no concurso Ilumina Santos

04/01/2024
Carlos Nogueira
Casas, edifícios residenciais, estabelecimentos e ruas inscritos no concurso Ilumina Santos 2023 foram vistoriados na noite quarta-feira (3) por nove jurados que vão apontar as melhores decorações de Natal da Cidade. O resultado da competição promovida pela Prefeitura será conhecido no próximo dia 10.
“A ideia é deixar a Cidade neste período de festas mais bonita do que já é. Incentivamos as pessoas a fazerem esta decoração especial porque também atrai turistas. Tivemos um exemplo com o Natal Criativo, no Centro Histórico, que atraiu milhares de pessoas e hoje, como tudo se torna instagramável, as luzes de Natal são um show à parte”, disse a assessora de gabinete da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), Ana Carolina Tani Kader.
Com celulares em mãos, a comissão julgadora do Ilumina Santos partiu para a missão de escolher os destaques nas quatro categorias. Em cada parada, olhares atentos ao cenário geral e aos mínimos detalhes. Criatividade e originalidade são os critérios considerados pelo grupo durante a visita técnica, de acordo com as regras do concurso.
Uma das vistorias ocorreu na Associação Comercial de Santos, no Centro Histórico, em cuja fachada se destaca a iluminação.
Na Vila Belmiro, a Beneficência Portuguesa foi outro ponto de parada. A fachada podia ser confundida com um cartão de Natal. Um trenó com o símbolo do hospital estava entre os destaques da ornamentação.
Já em um condomínio no mesmo bairro, uma das moradoras, Sandra Helena Loureiro dos Santos, decorou a entrada do prédio com uma recepção ao Papai Noel, com direito a mesa para um cafezinho. A montagem, segundo ela, busca inspirar os moradores e incentivar o sonho entre as crianças.
“Moro há mais de 40 anos aqui e monto todos os anos a decoração de Natal. Desta vez preparamos um cenário inspirado em uma recepção para um lanchinho. Preparei tudo com ajuda do meu genro e de dois amigos. Adoro o Natal”, conta Sandra.
Ao todo, os jurados visitaram onze locais e a tarefa de selecionar os mais bonitos, levando em conta os critérios definidos pelo concurso, não é fácil. “Está tudo bem elaborado. Os participantes capricharam. Nós nos surpreendemos em cada lugar visitado”, afirmou a representante do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Santos (Sinhores), Renata Feio, também integrante da comissão.