O Programa Santos Jovem Doutor alcança sua 10ª edição com a participação de mais de 500 estudantes neste ano. A cerimônia de lançamento da edição 2024 foi realizada no Teatro Municipal Braz Cubas, em Santos, na última quarta-feira (24/04), marcando não apenas o início das atividades deste ano, mas também o início das celebrações dos 10 anos de existência dessa iniciativa transformadora.
O evento contou com a presença de alunos, professores, equipes gestoras das unidades municipais, familiares, colaboradores e autoridades locais, que destacaram a importância do programa ao longo dos anos. O Santos Jovem Doutor, resultado de uma parceria entre as secretarias de Educação (Seduc) e Saúde (SMS) e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) através da disciplina de Telemedicina, visa promover a valorização da ciência, prevenção e promoção da saúde, incentivando a cidadania e as relações interpessoais entre os estudantes, transformando-os em multiplicadores do conhecimento.
Neste ano, 518 estudantes do 7º ao 9º ano de 16 escolas municipais participam ativamente do programa, dos quais 145 se formarão ao final de 2024. Utilizando recursos como imagens tridimensionais do corpo humano, computação gráfica, educação a distância e produção de estruturas por meio de impressoras 3D, o Santos Jovem Doutor oferece uma abordagem inovadora e estimulante para o aprendizado.
Durante a cerimônia, foram apresentados vídeos sobre o programa, incluindo um teaser do documentário que será lançado em junho, além de depoimentos emocionantes e uma linha do tempo que retrata o impacto positivo ao longo da década de existência do programa, o qual já beneficiou mais de 3 mil alunos.
Um dos pontos altos do evento foi a “cerimônia do jaleco”, em que os alunos do 8º e 9º anos receberam a vestimenta utilizada durante as atividades do programa como símbolo de comprometimento e responsabilidade. Além disso, foi anunciada a temática central deste ano, que será a ‘Intergeracionalidade’, focando no respeito nas relações entre diferentes gerações.
Chao Lung Wen, idealizador do programa e chefe da disciplina de Telemedicina da USP, expressou sua satisfação e reconhecimento pelo sucesso contínuo do programa, enquanto Ana Caetano, coordenadora executiva do Santos Jovem Doutor, destacou a importância da colaboração de todos os envolvidos para o êxito da iniciativa ao longo dos anos.
Alunos veteranos e novos participantes também compartilharam suas experiências e expectativas. Maria Eduarda Ribeiro, aluna veterana que ingressou no programa no 7º ano, enfatizou como o programa transformou sua vida e a motivou a seguir na área da medicina, enquanto Manuella Vaz, iniciante no programa, expressou sua empolgação em fazer parte dessa jornada.
Professores que integram o programa há anos também ressaltaram a mudança comportamental e o impacto positivo que o Santos Jovem Doutor tem na vida dos estudantes, promovendo valores como autonomia, respeito ao próximo e responsabilidade social.
A secretária de Educação, Cristina Barletta, e a vice-prefeita, Renata Bravo, elogiaram o papel do programa em abordar questões essenciais para a formação integral dos alunos, indo além do aspecto da saúde e promovendo valores fundamentais para a sociedade.