A história do Jornal da Orla começa em 1973, quando Clóvis Edward Hazar, então um publicitário de sucesso que havia trabalhado com José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, e fora diretor de marketing da Varig, resolveu apostar em um inovador projeto de comunicação na Baixada Santista.
Hazar convidou seu amigo, Evandro Torres, para viabilizar a iniciativa e, juntos, construíram o Jornal da Orla, inspirado no Shopping News – um jornal de circulação gratuita que fazia muito sucesso em São Paulo.
A proposta era de fazer um jornal leve, com matérias de entretenimento, visando, em especial, o público feminino.
A primeira edição circulou num domingo, 18 de novembro, com uma tiragem de 50 mil exemplares, distribuídos gratuitamente em bancas e residências.
Os custos do jornal seriam bancados exclusivamente por anunciantes e, por isso, Clóvis Hazar foi chamado de “louco” por amigos, que achavam impossível o modelo idealizado vingar.
A primeira edição circulou com 50 mil exemplares e o início, de fato, foi difícil. Mas Hazar era resiliente, um empresário competente e lutador, que acreditava no negócio.
Ele tinha razão.
Aos poucos o jornal foi crescendo e deixou de ser apenas um veículo de entretenimento, passando a veicular notícias das áreas de saúde, educação, política, esportes, entre outras, e a promover eventos e debates de grande interesse social.
Os novos anunciantes vieram e o Jornal da Orla foi conquistando seu espaço e se transformando num dos principais veículos de comunicação da Baixada Santos.
No decorrer de 50 anos, o Jornal da Orla promoveu shows de cantores nacionais e internacionais, lotou o Shopping Parque Balneário com um show da Banda Blow UP, editou revistas, lançou programas de Turismo e do Mercado Imobiliário na TV.
Em parceria com o promotor cultural Cássio Laranja também criou a Rádio Jornal da Orla Digital Jazz, que acaba de completar 12 anos, com 24 horas de boa música, sem intervalo comercial.
Atualmente o Jornal da Orla investe em suas redes sociais, acompanhadas por milhares de seguidores. O Programa Debate na Redação, apresentado por Altair Di Marco, no Canal Orla Play, no YouTube, é visto – em média – por mais de 1.000 internautas e apresentado diariamente na TVCOM de Santos, de segunda à sexta, às 11 horas.
Recentemente, criou em parceria com o cientista político Jairo Pimentel o Instituto de Pesquisas DataOrla, que realiza trabalhos para empresas privadas e faz levantamentos de avaliação política e eleitoral.
Um sonho que segue vivo
O sonho de Clóvis Hazar, falecido em 2013, segue mais vivo do que nunca: fazer do Jornal da Orla um veículo de comunicação que interprete os anseios da população, de forma plural, sem dogmas e preconceitos e que possa contribuir para o desenvolvimento da Baixada Santista e do Brasil.
O que não será possível sem que as desigualdades sociais e a injustiça sejam combatidas. Um desafio de todos nós.