
Repaginado e pronto para o futuro, o Jornal da Orla chega à sua 3.000ª edição, consolidando-se como referência no jornalismo regional. Em mais de cinco décadas de atuação, o veículo acompanhou transformações sociais, políticas e culturais, provando sua resiliência e capacidade de adaptação diante dos desafios do mercado editorial.
Desde sua integração ao Grupo Brasil Export, em dezembro de 2024, o veículo passou por uma reformulação gráfica, aprimorou seu portal online e expandiu a cobertura para as nove cidades da Baixada Santista. Reforçando assim seu compromisso com a informação de qualidade, mantendo-se próximo dos leitores e em sintonia com as novas exigências do público.
Renovação constante
Para Eduardo Silva, diretor de Redação, o sucesso do jornal deve-se à sua identidade como veículo de leitura tradicional. “As pessoas aguardam o novo Jornal da Orla, querem ver as atrações que trazemos. Nosso objetivo é renovar a cada edição para continuar agradando o público”, destaca.
O diretor-geral da Rede BE News, Leopoldo Figueiredo, reforça a importância da ampliação da cobertura jornalística. “Chegamos às 3 mil edições já pensando nas próximas mil. Nos próximos três anos, queremos expandir ainda mais nosso serviço de informação, trazendo assuntos que retratam a realidade da Baixada Santista, seus desafios e oportunidades”, afirma.
Além do crescimento editorial, a diversificação de formatos também está no radar. “Hoje, temos uma edição digital diária, uma versão impressa semanal, um portal de notícias e forte presença nas redes sociais. Agora, queremos expandir a produção em vídeo, ampliando nossa cobertura e nosso alcance”, acrescenta Figueiredo.
Mais novidades para os leitores
Atendendo aos pedidos do público, a edição de número 3 mil traz uma novidade: a seção de Variedades, que contará com passatempos, como Palavras Cruzadas e Sudoku, e o horóscopo, com publicações diárias nas edições digitais e impressas.
Outra novidade é a estreia das tirinhas Pípou, produzidas pelo artista gráfico Marcelo Padron, que já assina as charges da página 2 do jornal. Ele se diz animado com o novo desafio. “Charges já fiz milhares, mas a tirinha abrange todos os assuntos, idiossincrasias e conflitos humanos. É uma realização. De coração, espero muito que o leitor aprecie”.
Com mais de três décadas dedicadas ao Jornal da Orla, o diretor-presidente do veículo, Edison Carpentieri, celebra essa nova fase. “É gratificante ver o jornal crescer e manter sua qualidade. Sempre sonhei em torná-lo um jornal metropolitano, abrangendo todas as nove cidades da Baixada. Agora, esse sonho se concretiza, graças a uma equipe extremamente competente”, ressalta.
Ao longo dos anos, o Jornal da Orla acumulou reportagens marcantes, seja na política, na cultura ou no social. E essa conexão segue forte. “Temos leitores e colaboradores fiéis. Agora, com o jornal renovado, muitas pessoas nos abordam para elogiar as mudanças. É extremamente gratificante”, finaliza Carpentieri.
Um compromisso com toda a região da Baixada
O CEO do Grupo Brasil Export, Fabrício Julião, comenta a importância da 3.000ª edição impressa. “Isso mostra a força da tradição que o Jornal da Orla tem. É um veículo com 51 anos que acompanhou a história de toda a Baixada Santista e agora inicia uma nova fase”.
Para Julião, esse marco confirma o comprometimento de toda a equipe em manter o jornal como o grande veículo da região, trazendo as principais informações, atualidades e novidades, com um jornalismo de qualidade.
O Jornal da Orla continua sua jornada com um olhar voltado para o futuro. Além da edição impressa e do portal digital, o veículo também apostaem seu aplicativo exclusivo, que traz as principais notícias da região e as edições diárias do JO.
Com inovação, reforço e proximidade com o público, o jornal reafirma seu papel como um dos principais veículos de comunicação da Baixada Santista – e segue escrevendo sua história.
Sabia disso?
- Estreia – A primeira edição do Jornal da Orla foi publicada em 18 de novembro de 1973.
- Pandemia – Já são 51 anos de distribuições gratuitas e ininterruptas.
- Metropolitano – A primeira tiragem teve 50 mil exemplares, que foram distribuídos nas cidades de Santos, São Vicente, Cubatão e Guarujá.
- Original – O jornal foi inspirado no Shopping News – jornal de circulação gratuita e sucesso em São Paulo.
- História – A partir de 2015, o jornal começou a ser armazenado em PDF. Todas as edições prévias estão digitalizadas
e disponíveis no site do Instituto Histórico e Geográfico de Santos. - Plínio Marcos – O escritor e dramaturgo Plínio Marcos escreveu a coluna Janela Santista no jornal até sua morte, aos 64 anos.
Deixe um comentário