Turismo na Baixada

Itanhaém quer criação de nova rota turística na região

09/05/2023
Divulgação/Prefeitura de Itanhaém

Para criar uma nova rota turística na Baixada Santista e Vale do Ribeira, a Prefeitura de Itanhaém promove evento de criação do novo Portal da Grande Reserva da Mata Atlântica, nesta quarta-feira (10/5). A oficina acontece das 14h às 17h, no Auditório de Eventos da Secretaria de Turismo (Rua Aécio Mennucci, 281, Centro).

Os interessados devem realizar sua inscrição até esta terça feira (8), por meio dos telefones (13) 3426-7922 e 3427-4777, ou ainda, comparecer na Secretaria de Turismo, das 13h às 17h.

A proposta da Grande Reserva da Mata Atlântica é estimular o desenvolvimento do turismo sustentável a partir da conservação da biodiversidade, da valorização da cultura e da história local.

Durante o evento haverá o criação de um novo Portal Turístico abrangendo as cidades de Pedro de Toledo, Itariri, Peruíbe, Itanhaém e Mongaguá, municípios com características em comum em relação ao ecoturismo, o turismo de aventura e o turismo rural.

Para criar uma nova rota turística na Baixada Santista e Vale do Ribeira, Itanhaém idealiza o Portal da Grande Reserva da Mata Atlântica.

“Quem for ao evento poderá conhecer a iniciativa da Grande Reserva da Mata Atlântica e participar de uma escolha coletiva para criação de um nome para o Portal. Outros temas abordados serão um mapeamento dos atrativos e atividades, e a aprovação dos limites do Portal”, afirmou o secretário de Turismo, Rodrigo Zanella.

Com a nova rota turística, Itanhaém terá divulgação do trade turístico local, do estímulo de práticas sustentáveis. Além disso, a cidade será promovida com produção de materiais de comunicação, como folders, mapas e vídeos, divulgação em mídias e participação nos principais eventos de comercialização do turismo.

O projeto

A Rede de Portais de acesso à Grande Reserva Mata Atlântica (RPGRMA) é constituída por instituições públicas, empresas privadas, organizações da sociedade civil e indivíduos que atuam para divulgar e promover o desenvolvimento turístico sustentável na região da Grande Reserva.

A iniciativa surge como uma proposta de trabalho em rede, onde atores de todas as áreas tem a possibilidade de se beneficiar de uma marca nacional e internacionalmente reconhecida.

A Grande Reserva Mata Atlântica é uma região de rara beleza que abriga o maior trecho contínuo deste bioma num amplo corredor ecológico entre os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Neste grande destino de natureza, prevalecem histórias inspiradoras de pessoas que dedicam sua vida a proteger suas riquezas naturais, culturais, históricas e turísticas.