com informações da Agência Brasil
O Instituto Nacional do Seguro Social começa a pagar nesta quinta-feira (25/5) a antecipação da 1ª parcela do 13º salário, junto ao benefício do mês de maio para quem recebe até um salário mínimo.
Os primeiros a receber os créditos são beneficiários que ganham até um salário mínimo e possuem Número de Identificação Social (NIS) com final 1. A partir de 1º de junho, começam a receber os que ganham mais que o piso nacional e têm cartão NIS com final de inscrição 1 e 6.
Todos os pagamentos, segundo o instituto, serão feitos até 7 de junho. A antecipação do pagamento foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 4.
A 1ª parcela do 13º salário é isenta de descontos de impostos. Somente na segunda parcela incide a tributação. A consulta ao valor da primeira parcela pode ser feita pelo aplicativo ou por meio do site Meu INSS.
Antecipação
No início de maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que antecipou o pagamento do 13º para beneficiários do INSS. Ao todo, 30 milhões de pessoas receberão o repasse em duas parcelas, em maio e junho, de acordo com o calendário da Previdência Social. O investimento total será de R$ 62,6 bilhões.
Recebem o abono os segurados e dependentes da Previdência que, durante o ano de 2023, tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.
O abono para beneficiários do INSS é usualmente pago no segundo semestre de cada ano, em agosto e novembro. Na avaliação do governo, a medida “representa uma injeção significativa de recursos nos mercados locais”.