A campanha Janeiro Branco visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.
As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.
Esses transtornos decorrentes da saúde mental acabam afetando os indivíduos, que ficam impossibilitados (temporária ou permanentemente) de exercer suas funções laborais.
De acordo com dados de pesquisas realizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), na América Latina, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão, além de ser o segundo país com maior prevalência nas Américas.
Em relação a transtornos de ansiedade, o Brasil é o líder no mundo. Novos dados divulgados em 2023 apontam que 26,8% dos brasileiros receberam diagnóstico médico de ansiedade.
A campanha foi criada em 2014 pelo psicólogo, palestrante e escritor mineiro Leonardo Abrahão, a campanha se consolidou como um marco no calendário brasileiro e, desde 2023, é reconhecida oficialmente como Lei Federal.
A campanha convida as pessoas a pensarem suas vidas e suas relações interpessoais como “folhas, telas ou murais em branco”, aptas a receberem as cores, as histórias, os traços, as borrachas e os desenhos com os quais os indivíduos e as instituições sociais podem escrever ou reescrever seus sonhos, planos e objetivos na vida.