Educação

Inep divulga balanço de notas do Enem 2023

16/01/2024
Freepik

Com 60 redações nota mil, os resultados individuais dos participantes e o balaço geral de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, foram divulgados nessa terça feira, 16, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). De acordo com o instituto responsável pela aplicação do exame, apenas quatro dos 60 candidatos que atingiram a nota máxima na redação são de rede publica, dentre elas estão escolas do Espirito Santo, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Tocantins. Em 2022, 18 participantes atingiram a nota máxima.

Além do levantamento sobre as redações, o Inep também publicou as notas por área de conhecimento. A pontuação média foi de 516 pontos em linguagens, códigos e suas tecnologias, 522 em ciências humanas e suas tecnologias, 497 em ciências naturais e suas tecnologias, 534 em matemática e suas tecnologias e 641 em redação.

Ao todo, 3,9 milhões de pessoas realizaram a inscrição para o exame. Em estimativa, o Ministério da Educação (MEC) acredita que cerca de um milhão de alunos (37% dos participantes)  tenham atingido a pontuação necessária para ter acesso à vagas em universidades publicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os participantes poderão se inscrever no site do programa do dia 22 a 25 de janeiro. Já no caso do Programa Universidade para Todos (ProUni), o Inep considera que 61% dos candidatos tem nota suficiente para obter uma vaga.