O porcentual de moradores vacinados (87,2%) permite a liberação do uso de máscaras em locais fechados em Santos, seguindo a determinação do Governo do Estado. Segundo o Vacinômetro, foram aplicadas 1.000.394 doses, sendo 406.082 como primeira dose, 370.567 como segunda, 8.142 doses únicas e 215.603 de reforço.
Santos já vacinou 93,6% da população em primeira dose. Com o esquema inicial completo (segunda dose ou dose única), são 87,2% da população. Considerando apenas os vacináveis (pessoas a partir de 5 anos), o índice de vacinados salta para 98,5% em primeira dose e 91,8% em segunda ou única.
No entanto, o secretário de Saúde, Adriano Catapreta, alerta para a quantidade de pessoas que estão com a vacinação em atraso: são 36.069 para a segunda dose e 111.360 para a de reforço.
“É importante que as pessoas prestem atenção às datas colocadas em sua carteira de vacinação e voltem aos postos, inclusive para o reforço. Uma vez que novas aplicações foram estabelecidas aos públicos, significa que é necessário ampliar a barreira contra o vírus. Vacinar-se contra a covid-19 é uma atitude individual com um impacto coletivo muito grande. É a nossa principal defesa contra o coronavírus”, diz Adriano Catapreta.
4º dose para idosos
A partir de segunda-feira (21) pessoas com 80 anos ou mais devem receber a quarta dose de vacina contra a covid-19. O Comitê Científico da Covid no Estado Comitê tomou a decisão devido ao alto índice de mortalidade entre os idosos durante a circulação da variante Ômicron, que foi superior aos óbitos ocorridos nos dois outros picos da pandemia em 2020 e 2021.
Menos internados
A mudança ocorre no dia em que Santos registrou o menor índice de residentes internados em leitos de UTI covid-19 desde que iniciou o acompanhamento da doença em conjunto com a rede privada: são quatro pacientes internados que moram no Município e que estão nos leitos destinados a pessoas que apresentam quadro mais grave da doença.