Economia

Imposto de Renda: 3,05 milhões de brasileiros ainda não declararam

31/05/2024
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Faltando poucas horas para o encerramento do prazo de declaração do Imposto de Renda 2024, cerca de 3,05 milhões de brasileiros ainda não enviaram suas declarações. De acordo com o monitor da Receita Federal, até as 13h desta sexta-feira, 31, 39.950.468 declarações foram recebidas. A expectativa é que 43 milhões de contribuintes concluam o processo até às 23h59 de hoje.

Rio Grande do Sul

Moradores de municípios no Rio Grande do Sul afetados por enchentes tiveram o prazo prorrogado até o último dia útil de agosto. A lista completa das cidades com o adiamento pode ser conferida no site da Receita Federal.

Multas

Contribuintes que não entregarem a declaração dentro do prazo estarão sujeitos a uma multa de 1% ao mês sobre o valor do Imposto de Renda devido, limitada a 20% do valor total. A multa mínima é de R$ 165,74.

Prazo

Apesar do prazo apertado, ainda é possível enviar a declaração de forma rápida utilizando a declaração pré-preenchida oferecida pela Receita Federal. Esse recurso utiliza informações da declaração do ano anterior, do carnê-leão e de declarações de terceiros, como empregadores e prestadores de serviços.

O contribuinte deve revisar essas informações para garantir que estejam corretas. Para isso, é necessário ter em mãos os informes de rendimento referentes ao ano de 2023 para conferir, adicionar ou corrigir dados.

A declaração pré-preenchida pode ser acessada pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, pelo portal gov.br, ou através do Programa Gerador de Declaração, disponível para instalação em computadores.

Para mais informações e instruções detalhadas sobre como enviar sua declaração, visite o site oficial da Receita Federal.