Santos

Imigração italiana: 150 anos de história e trabalho

23/02/2024
Divulgação

Com uma esperança de uma vida melhor, há 150 anos, cerca de 400 italianos decidiram partir de sua terra natal e cruzar o Atlântico em direção ao Brasil. Partindo de Gênova no dia 3 de janeiro de 1874, a bordo do navio La Sofia, os imigrantes demoraram 45 dias para chegar à Vitória, no Espírito Santo, trocando o inverno europeu pelo verão brasileiro.

Em comemoração à essa data especial a Società Italiana di Santos, o Instituto Histórico Geográfico de Santos (IHGS) e o blog Memória Santista, sob a liderança do jornalista e historiador Sérgio Willians, uniram-se para dar vida ao projeto “A Presença Italiana em Santos”.

O projeto tem o intuito de compilar e enriquecer o público com conteúdo sobre a história dos imigrantes italianos que chegaram ou se estabeleceram em Santos e região, além de explorar curiosidades que ligam a cidade de Santos à Itália.

“A colônia italiana em Santos começa a ganhar força por volta dos anos 70, mas os italianos já estavam instalados aqui desde a grande imigração. Em 1897, surge a Societá Italiana de Beneficenza, que existe até hoje. Os italianos, aqui, construíram coisas interessantes como o Hotel Parque Balneário, da Família Fraccarolli, o Hotel Internacional também, de Elisa Poli”, comenta Sérgio Willians.

Willians ainda destaca que a atuação dos italianos em Santos pode ter sida um pouco mais tímida no início pela grande presença ibérica (Portugueses e Espanhóis) na cidade. O que acabou ocasionando numa movimentação maior dos italianos para o interior, para trabalhar nas lavouras de café.

O projeto

Inicialmente pensado em formato de livro, a criação de um blog para atender o projeto foi escolhida pela rapidez e maior possibilidade de colaboração. “No portal é possível encontrar tudo relacionado à cultura italiana em Santos. As cantinas, o telégrafo, os navios importantes. A atualização das postagens continua acontecendo”, afirma Willians.

O IHGS faz um convite especial a italianos e seus descendentes para contribuírem com o projeto, compartilhando histórias familiares, as origens de suas regiões na Itália e o legado desses imigrantes na construção da identidade nacional brasileira.

“Convidamos a quem é italiano ou descendente e queira contar a história de sua família a compartilhar, estamos recebendo pelo e-mail [email protected]. A ideia é montar artigos com essas colaborações. Ainda pretendemos fazer entrevistas com os personagens da cidade que têm influencia e descendência italiana”, diz Willians.

Este projeto já despertou, inclusive, interesse do Consulado Italiano em São Paulo e da Embaixada em Brasília, de acordo com Sérgio Willians, coordenador d’ “A Presença Italiana em Santos” junto da diretora cultural da Societá Italiana, Giany Gonze Tellini e do professor Silvio Ênio Bergamini.