Nesta terça-feira (5) e quarta-feira (6), acontecerão os Mutirões de Limpeza das Praia da Juréia, em Iguape e Praia Barra do Una, em Peruíbe. O objetivo é a melhoria da qualidade ambiental por meio da promoção da conscientização e mobilização pública sobre a problemática do lixo no mar e da gestão adequada dos resíduos sólidos.
Os mutirões de limpeza são uma iniciativa do Programa Mar Sem Lixo – PMSL – da Fundação Florestal, organizado em Iguape, pela gestão do Parque Estadual do Prelado, e em Peruíbe pela gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Barra do Una. A atividade é uma parceria entre a Fundação Florestal e a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro).
O foco principal é o envolvimento da comunidade local, com a participação de escolas e apoio das cooperativas de catadores de recicláveis de Peruíbe. Em Peruíbe, esta ação conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Peruíbe, Associação de Pescadores Artesanais da Barra do Una, Instituto Ambiecco e Instituto Ecoema.
Os banhistas e demais participantes do mutirão deverão se reunir no local a partir das 9h. No ponto de encontro, será servido um breve café da manhã de confraternização. A partir das 9h30, se iniciarão as atividades de coleta dos resíduos na praia.
Os participantes também estão convidados para participar das atividades de triagem dos resíduos coletados, ocasião em que os monitores do projeto fornecerão mais informações sobre os diferentes tipos de resíduos e seus processos de reciclagem.
O PMSL tem como objetivo geral prevenir e combater o escape e lançamento de lixo no oceano, buscando a conservação do ambiente marinho, especialmente das Unidades de Conservação Costeiras, Insulares e Marinhas, além de contribuir para a mudança de comportamento da sociedade.
“Tamanho objetivo demanda da Fundação Florestal ações em diferentes frentes, principalmente intervenções de educação ambiental e de parcerias como esta, que complementam a atuação do programa no território a partir das limpezas de praia, ação já realizada pelas unidades e que tem se mostrado ao mesmo tempo muito mobilizadora e educadora”, afirma Bianca Meneguetti, porta-voz da Fundação.