Santos

Idosos participam de brincadeiras em policlínica

04/06/2024
Carlos Nogueira/PMS

A semana começou de forma especial para 16 idosos na Policlínica Areia Branca, na Zona Noroeste de Santos. Na tarde desta segunda-feira (3), eles participaram de uma sessão de danças e brincadeiras, resgatando momentos da infância em um ambiente repleto de afeto e diversão.

Organizada pelo Departamento de Atenção Primária (Deaps) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e executada pela Policlínica, a iniciativa visa promover a socialização e atividade física dos participantes. Com balões, bambolês e ao som de clássicos da Vanguarda, os idosos relembraram sua juventude em um ambiente lúdico e acolhedor.

Desde agosto do ano passado, esses encontros semanais fazem parte do projeto ‘Antifragilidade’, que integra avaliação médica e atividades recreativas para os idosos atendidos pela unidade. “O brincar para os idosos envolve o convívio social e a promoção da saúde”, explica Renato Aparecido, enfermeiro responsável pela Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa no Deaps. Ele enfatiza a importância de tirar os idosos da rotina e do isolamento, proporcionando atividades lúdicas que contribuem para o bem-estar geral.

A médica clínica geral Nubis Sierra também reforça a importância da participação dos idosos. “Observamos um desenvolvimento significativo nos envolvidos, que buscam um envelhecimento saudável e ativo para prevenir a fragilidade. Essas atividades são fundamentais para abrir a mente em prol da convivência social e da saúde”.

Durante a programação, comandada pelo educador físico Ronnie Soares, os idosos reviveram a nostalgia ao som de Roberto Carlos. Em duplas, a sala de atividades da policlínica se transformou em um verdadeiro baile, onde os participantes elogiaram e admiraram uns aos outros.

As atividades incluíram brincadeiras como ‘passa e repassa’ com balões, onde os participantes precisavam passar o balão sem deixá-lo cair, e um desafio de acertar bambolês em alvos. A competitividade saudável foi marcada por gritos de alegria, comemorações e abraços.