Passou dos 60 anos, mora sozinho ou passa a maior parte do tempo sozinho, possui doença crônica e é acompanhado há pelos menos seis meses pela policlínica? Sabia que você tem direito ao Televida, programa de teleassistência para situações de urgência e emergência?
Atualmente, cerca de 300 idosos de Santos já têm acesso ao sistema. Após fazer o pedido na policlínica, é instalado um aparelho viva-voz junto à linha telefônica fixa, que é conectado em toda casa. Ao idoso, é dada uma pulseira cujo botão deve ser acionado sempre em situação de emergência: quando passa mal ou sofre uma queda, por exemplo.
Ao apertar o botão, imediatamente o aparelho telefona para a central de atendimento do Televida e como o sistema é em viva-voz, o idoso relata ao atendente, onde quer que esteja em sua casa, qual o problema pelo qual está passando. Imediatamente, a central aciona um parente cadastrado ou o Samu, a depender da urgência do caso.
Como se inscrever
Para se inscrever no Televida, o idoso, familiar ou amigo próximo deve procurar a policlínica de referência do local de moradia da pessoa interessada em ingressar no programa. É necessário que o idoso tenha alguma doença crônica e seja acompanhado pela unidade de saúde há pelo menos seis meses.
Após a solicitação de entrada no programa, um agente comunitário de saúde realiza visita domiciliar na residência do solicitante para confirmação dos dados informados na policlínica.
O programa não aceita pacientes com doenças neurológicas como Alzheimer e demência, por não serem capazes de operar o serviço corretamente. O serviço não está disponível a pacientes acamados, pois estes, obrigatoriamente devem ser assistidos por um cuidador.
LEIA TAMBÉM
Santos destina R$ 1,5 milhão para projetos de atendimento aos idosos