O Hospital Igesp Litoral, do Grupo Trasmontanto, inaugurou nesta segunda-feira (18) o seu novo ambulatório. Localizado no sétimo andar do hospital, o local tem a previsão de realizar mais de 6 mil consultas por mês, podendo ampliar a capacidade de acordo com a necessidade. Credenciado junto ao Município, a instituição privada também atende pacientes da rede pública de saúde.
O moderno equipamento hospitalar praia-grandense do Grupo Trasmontano foi inaugurado em abril e desde então tem absorvido demandas importantes do Município, colaborando para reduzir o tempo de espera de inúmeros procedimentos. Desde o início do credenciamento foram mais de 560 procedimentos entre cirurgias eletivas e exames diversos.
“É mais um serviço implantado no Hospital Igesp Litoral que deixa os munícipes de Praia Grande orgulhosos, pois não existe equipamento como esse na Baixada Santista e são poucos com essa estrutura no país. E isso ajuda a atrair investimentos e pessoas para a nossa Cidade, ajudando no crescimento da Região. E mesmo sendo uma instituição privada, conta com uma parceria muito grande com o Município, ajudando a zerar as filas de diversos procedimentos de alta complexidade. Agora estamos ampliando esse credenciamento para dar ainda mais acesso à população”, declarou o secretário de Saúde de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, que compareceu à inauguração.
Os atendimentos realizados em unidade ambulatorial externa passarão a ser feitos dentro do próprio hospital, centralizando e dando maior agilidade ao atendimento dos pacientes, que poderão fazer seus exames e passar pelos especialistas no mesmo local. “É com orgulho e satisfação que inauguramos mais um setor do hospital que é o ambulatório do Igesp. Vamos seguir tratando nossa relação com seriedade, otimismo e empreendedorismo, ficando pé para ficar e expandir ainda mais os serviços de saúde em Praia Grande. Essa parceria está consolidada e a tendência é aumentar cada vez mais”, comentou o vice-presidente do Grupo Trasmontano e do Hospital Igesp, Alcides Terrível.
Credenciadas – Atualmente, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande conta com uma ampla rede com 62 prestadores de serviços credenciados no Município. Isso permite uma maior oferta nas consultas de especialidades, além de menor tempo de espera para a realização de inúmeros exames, bem como o atendimento até mesmo de demandas de média e alta complexidade, cuja demanda depende em grande medida do Governo do Estado.
Um exemplo do impacto dessa medida está nas cirurgias eletivas. Em 2023 foram efetuados mais de 15 mil procedimentos eletivos (previamente agendados, que não são urgentes), um acréscimo de 166% em comparação com 2022. Isso porque, além de contar com o Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID) e o Pronto-Socorro Central, o Município firmou parcerias com a Santa Casa de Santos, o Instituto Mendonça Costa e o Hospital Igesp Litoral.
Esse investimento beneficiou milhares de pessoas, por exemplo, que aguardavam cirurgias de catarata. A Cidade efetuou mais de 1700 procedimentos deste tipo, zerando a fila de espera desta especialidade, inclusive, contemplando pacientes que aguardavam a cirurgia na lista do Governo do Estado. As credenciadas permitiram a ampliação não só desse tipo de cirurgia, mas também de consultas com especialistas e exames oftalmológicos.