Baixada Santista

Hospital do Vicentino comemora um ano de atendimento

12/06/2023
Divulgação/Prefeitura de São Vicente

A população de São Vicente já pode comemorar o primeiro aniversário do Hospital do Vicentino. É que em 10 de junho de 2022 foi inaugurada a primeira fase do equipamento, que disponibilizava 67 leitos para internação, com camas motorizadas, sistema de elevação, mobiliário novo e moderno, ambientes climatizados e acomodação para acompanhantes.

Na época da inauguração, o local também contava com dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), um leito para estabilização, 12 leitos de clínica cirúrgica, 35 leitos de clínica médica (dois leitos para isolamento) e nove leitos para a pediatria (um de isolamento). O Hospital do Vicentino também conta com sistema de monitoramento, com câmeras espalhadas por todo o prédio e controladores de acesso, devidamente treinados.

Com a entrega da segunda fase, em 7 de março de 2023, o Hospital do Vicentino passou a disponibilizar 105 leitos, numa área de 1.241,49 metros quadrados construídos no andar térreo. São quatro salas de cirurgia, cinco leitos de recuperação anestésica, 20 leitos de enfermaria cirúrgica e mais 18 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de um aparelho de videolaparoscopia para realização de cirurgias.

Com o novo Centro Cirúrgico, o Município pôde retomar procedimentos importantes que estavam paralisados. No geral, desde março deste ano, 182 cirurgias já foram realizadas no HDV, de diversas especialidades, como buco-maxilo, cirurgias gerais, de pediatria, vascular, ginecologia, neurocirurgia e ortopedia.

Além disso, o complexo hospitalar também acolheu mais de 1.450 pacientes, que ficaram internados nas dependências da unidade totalmente mobiliada e moderna.

As cirurgias pediátricas também foram retomadas após anos com grandes demandas e sem sucesso de soluções por parte das gestões anteriores. Em maio deste ano, foi realizada a primeira operação em um menino de 12 anos que fez uma postectomia, intervenção que consiste na remoção do excesso de pele que compõe o prepúcio. O paciente recebeu alta hospitalar no mesmo dia e foi para casa.

A cirurgia deu início à retomada de cirurgias infantis de pequeno porte, de ambulatório e centro cirúrgico, que agora são realizadas em equipamento completo, estruturado e moderno, proporcionando comodidade, conforto e segurança aos munícipes e familiares.

O Hospital do Vicentino também foi berço de um procedimento importante para as mulheres vicentinas, que pode prevenir e identificar um câncer de mama antes mesmo de aparecer. É a cirurgia diagnóstica de câncer de mama de lesões não palpáveis, que foram iniciadas em março, em  três pacientes, pelo mastologista Fabiano Affonso Kimus, especialista no estudo das glândulas mamárias.

Outra ação de destaque durante o ano de funcionamento, foi  uma cirurgia para captação de órgãos, realizada em 28 de maio. A doação foi autorizada pela família de um homem de 46 anos que teve um acidente vascular cerebral hemorrágico e morte encefálica. Foram doados os rins, as córneas e o fígado. A cirurgia teve início por volta das 16h e foi realizada por uma equipe da Central de Transplantes de São Paulo, com apoio de enfermeiros e técnicos de enfermagem do HDV.  Equipes dos hospitais de referência, que vão realizar os transplantes, também acompanharam a retirada dos órgãos.

“Hoje podemos nos orgulhar porque São Vicente tem um hospital de verdade, como a população merece. Instalações de ponta, equipamentos modernos e ambiente digno para os funcionários e para os pacientes. Bem diferente do que era o Crei, que hoje só concentra os atendimentos de emergência e que vai ser demolido para dar lugar a uma Unidade de Pronto Atendimento Central”, disse o prefeito Kayo Amado.

A secretária de Saúde, Michelle Santos, lembrou da importante data com felicidade e gratidão com todas as conquistas alcançadas nesses 12 meses de atendimentos à população vicentina. “Foram tantos obstáculos que nós tivemos que enfrentar e que continuamos enfrentando. Tantas noites sem dormir por conta de reuniões e planejamento para que os munícipes tivessem e tenham sempre a melhor condição de atendimento. Quando me recordo disso tudo e vejo o que conquistamos é uma alegria imensa”.