Sala de Ideias

Hospital Dia – Um novo conceito de saúde

03/05/2022
Depositphotos

Fábio Atz

Muito se fala, mas pouco se sabe sobre o conceito de um Hospital Dia.

Considerada uma instituição médica que realiza procedimentos clínicos e cirúrgicos em um regime de curta permanência, é uma tendência que vem ganhando força nos últimos tempos por oferecer os procedimentos fora do ambiente hospitalar tradicional, sem qualquer perda de qualidade, custos menores e redução dos riscos de infecção hospitalar.

Os avanços tecnológicos, principalmente nas diversas especialidades cirúrgicas que tornaram os procedimentos menos invasivos, mais precisos, com menor taxas de complicações e dor, possibilitaram a realização de cirurgias em ambientes mais controlados do ponto de vista infeccioso, mais acolhedores, personalizados e mais humanizados.

O principal objetivo no tratamento médico além da doença em si é com a segurança do paciente e, portanto, os hospitais dia devem estar preparados com retaguarda e contratos com serviços auxiliares como laboratórios, banco de sangue, remoção por ambulância e UTI.

Entre os procedimentos realizados, estão: Cirurgias plásticas, Cirurgias dermatológicas, Cirurgias urológicas, Cirurgias ginecológicas, Cirurgias ortopédicas, Cirurgia de varizes, Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e tratamentos da dor.

O funcionamento hospitalar com cirurgias apenas eletivas e diurnas sem o funcionamento aos domingos ou feriados, o trabalho com equipes altamente especializadas que tem os fluxos operacionais mais eficientes, enxutos e ágeis, torna o modelo de hospital dia mais viável financeiramente não só para o paciente, mas também para a operadora de saúde.

Dr. Fábio Atz Guino – CRM 90.943. Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia