Homenagem a Almirante Tamandaré está localizada na praia do Embaré
Uma homenagem ao patrono da Marinha e, ao mesmo tempo, uma nova atração turística na orla de Santos. Inaugurada nesta quinta-feira (1/12), a estátua do Almirante Tamandaré substituiu o busto em homenagem ao militar que prestou serviço à força naval brasileira durante mais de 60 décadas.
A entrega faz parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil. A estátua está instalada nos jardins da orla santista, na praia do Embaré, em frente à rua Oswaldo Cochrane.
Joaquim Marques Lisboa nasceu no Rio Grande do Sul, no dia 13 de dezembro de 1807. Seu pai, Francisco Marques, era o patrão-mor do porto do Rio Grande e, desde cedo, o filho, ainda menino, acompanhava-o ao trabalho no porto, subindo nos navios para conversar com os marinheiros sobre suas experiências nas viagens.
Após seu alistamento, atuou no treinamento de jovens e participou de diversas batalhas, como a Guerra do Paraguai. Por sua atuação, recebeu do Imperador D. Pedro II o título de Marquês de Tamandaré, justa honraria ao herói nacional e patrono da Marinha do Brasil.
O Almirante Tamandaré faleceu no Rio de Janeiro, no dia 20 de março de 1897. Em sua homenagem, a sua data de aniversário, 13 de dezembro, foi estabelecida como o Dia do Marinheiro.
“Homenagear Almirante Tamandaré é homenagear todos os marinheiros. Santos se desenvolve muito em torno do mar, do porto de Santos, então é uma justa homenagem”, destacou o prefeito Rogério Santos.