Porto

Hackathon do Porto de Santos promete integrar comunidade portuária

01/06/2022
Divulgação/Santos Port Autority

Nos próximos dois meses os temas “inovação tecnológica” e “conectividade exponencial” prometem esquentar o cenário portuário, a Baixada Santista e, com isso, o comércio exterior brasileiro. É que está dada a largada para a jornada conhecida como Porto Hack Santos, que deverá acontecer nos dias 30 e 31 de julho, no Terminal Marítimo de Passageiros de Santos (Concais).

As inscrições para competir estão abertas e deverão ser feitas até 11 de julho em https://www.portohacksantos.com.br/, que também traz o regulamento, o cronograma de atividades da maratona.

“Estamos falando de uma jornada que aproveita a experiência da comunidade de inovação em utilizar tecnologias de ponta para criar soluções aos desafios identificados pelo setor portuário nas atividades do porto”, explica Angelino Caputo, diretor-executivo da ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados), entidade realizadora do evento. “São soluções colaborativas, com grande chance de virar produtos de mercado e nas quais todos saem ganhando”.

Serão 50 competidores selecionados e divididos em 10 equipes multidisciplinares, que vão encarar dois desafios. Um deles é tornar a comunidade portuária tecnologicamente conectada. O outro é criar a melhor jornada de sucesso do cliente ao Porto de Santos. E vale aqui um destaque: esse segundo desafio será enfrentado exclusivamente por times de mulheres.

A equipe campeã receberá o prêmio de R$ 25 mil e apoio técnico e comercial para inserir a solução vencedora da maratona no mercado.

O Porto Hack Santos 2022 também vai contar com a participação de autoridades do setor e de profissionais das áreas operacional, despacho aduaneiro, TI e Comunicação das associadas da ABTRA e de outras empresas interessadas na conectividade do porto, que atuarão como mentores técnicos das equipes competidoras ou deverão compor a comissão julgadora dos projetos apresentados.