Saúde

Hábitos saudáveis ajudam a prevenir o câncer

08/04/2022
Depositphotos

O câncer é uma doença que assusta muita gente e com razão: segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) são diagnosticados por ano, no Brasil, em média 625 mil novos casos e o número de mortes chega a 250 mil.

Na verdade, não é uma única doença, pois há mais de 200 tipos de câncer. Caracterizado pela multiplicação desordenada das células, o câncer é classificado de acordo com a parte do corpo onde ele aparece, a chamada zona primária. Os mais recorrentes são tumores na mama e útero nas mulheres, e próstata entre os homens.

Localização primária • mulheres

Localização primária • homens

Causas
Os estudos mais respeitados entre os especialistas indicam que as principais causas do câncer estão relacionadas ao estilo de vida do paciente: hábitos alimentares, fumo, ingestão exagerada de álcool e outras drogas, sedentarismo, uso de anticoncepcionais e exposição a substâncias tóxicas no trabalho, entre outros.

O Ministério da Saúde considera também que o aumento no número de casos de câncer está ligado ao aumento da expectativa de vida da população, à urbanização e à industrialização.

Entre 10 e 15% casos de câncer estão relacionados a fatores genéticos. Um exame no DNA do paciente pode detectar predisposição para síndromes como a de Cowden (que aumenta o risco para câncer de mama e tireoide); Peutz-Jegher (aumenta o risco de câncer de cólon, mama e pâncreas) e Li-Fraumeni (aumenta o risco para câncer de mama, sarcomas, de cérebro e carcinoma adrenocortical).

Prevenção do câncer

A adoção de uma série de hábitos ajudam a reduzir os riscos do aparecimento de tumores. Entre eles, alimentação saudável que evite excesso de sal, açúcar e produtos ultraprocessados, prática regular de atividade física, evitar a exposição a produtos tóxicos e radiação, manter os exames de rotina em dia, vacinar-se contra HPV e Hepatite B, detectar e tratar doenças pré-malignas ou cânceres iniciais.

 

LEIA MAIS:

Mapeamento genético ajuda a diagnosticar câncer

 

10 mitos e verdades sobre o câncer