Baixada Santista

Guarujá entrega medalha Tereza de Benguela

31/07/2023
Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Em alusão ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, comemorado nesta terça-feira (25/7), a Prefeitura de Guarujá entrega a medalha que leva o nome da histórica líder quilombola para 13 mulheres no próximo dia 1º de agosto. A cerimônia acontece às 19h, no Teatro Municipal Procópio Ferreira.

Serão 13 mulheres homenageadas que contribuíram na luta pela garantia dos direitos sociais no Município: Zelinda Maria Tomazzia, Denise Martins de Oliveira, Roberta Timoteo do Amaral Costa, Maria Ines Silva Pereira, Ana Flavia Lacerda Costa Souza da Silva, Nilza Moreira Rodrigues, Jocenita Silva dos Santos, Benedita Batista da Silva, Neide Nascimento Chagas, Cintia Ramos de Souza, Claudia Assis, Elisabete de Jesus e Carina Mendonça Santos.

A programação conta ainda com um show da Escola de Samba Mocidade Amazonense, que irá encerrar a cerimônia.

A iniciativa é do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e da Assessoria de Políticas Públicas Para Igualdade Étnica, Racial e Direitos Humanos da cidade.

A líder Tereza de Benguela

O nome escolhido para a medalha é uma homenagem a Tereza de Benguela, líder que coordenou o Quilombo do Piolho, considerado o maior do Mato Grosso. O Quilombo do Piolho resistiu às ações de bandeirantes de 1730 a 1795, quando o espaço foi atacado e destruído, a mando da capitania regional.

O espaço de resistência abrigava mais de 100 pessoas, com destacada presença de negros e indígenas. Todos conviviam juntos sob a coordenação da Rainha Tereza, como ficou conhecida em alguns registros históricos. O dia 25 de julho é instituído no Brasil pela Lei 12.987/2018, como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha.