Educação

Guarujá discute cyberbullying nas escolas

16/05/2022
Depositphotos

A prática de bullying através do mundo virtual, que é denominado cyberbullying, também é uma preocupação da Prefeitura de Guarujá. Com base nisso, a Secretaria de Educação inicia, nesta segunda-feira (16/5), atividades nas escolas para debater o tema, que se faz tão importante nos dias atuais. A programação termina no dia 3 de agosto.

Ao todo, a ação envolverá um total de 2.082 estudantes da rede municipal. Todos pertencem aos 7º anos do ensino fundamental II e compreendem 69 turmas representando 13 escolas. A abordagem sobre o cyberbullying em Guarujá atenderá aos seguintes objetivos: características, consequências e como agir.

Para o desenvolvimento desta atividade, a Secretaria de Educação contará ainda com o importante apoio de profissionais de vários segmentos da sociedade. Eles atuarão como voluntários e trarão informações relevantes aos alunos.

Outro parceiro da ação é o Conselho Municipal de Juventude, que em conjunto com a Seduc – através da Coordenação de Ações Educacionais, que atua na Gestão de Ensino – vem contribuindo nas discussões para elaboração das ações no enfrentamento ao cyberbullying nas unidades escolares.

Segundo o secretário interino de Educação de Guarujá, contextualizar este tema, especialmente no ambiente escolar, possibilita reflexões para ressignificar pensamentos, sentimentos e atitudes em prol da boa convivência.

“Devido à escola ser um espaço onde crianças e adolescentes desenvolvem suas relações sociais e aprendem a conviver com as diferenças, justificamos a importância da ação de conscientização. Além disso, esta é uma responsabilidade de toda a sociedade, não apenas do segmento educacional”, declarou.

O enfrentamento ao cyberbullying complementa ação iniciada na rede municipal de ensino, em agosto do ano passado e desenvolvida por meio do livro paradidático “Bullying, é o quê?”. A iniciativa abordou a conscientização, prevenção e combate ao bullying na rede municipal de ensino. Aproximadamente nove mil alunos de 9 a 12 anos participaram.