Santos Saúde

Grupo em Santos ajuda quem quer parar de fumar

29/08/2023
Depositphotos

Pessoas interessadas em parar de fumar podem participar do Programa de Atenção Intensiva ao Tabagista, desenvolvido nas unidades municipais de Saúde de Santos. As atividades são gratuitas e abertas a moradores de qualquer região da cidade. Os interessados devem manifestar interesse pessoalmente na unidade, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

O programa consiste em sete reuniões semanais que incluem informações sobre métodos que ajudam a ficar sem o cigarro no início do tratamento. Da mesma forma, depoimentos dos participantes com intuito de construir uma rede apoio no grupo e roda de conversa para compartilhar experiências e incentivar a descontinuidade do hábito.

Além disso, há aferição de peso e pressão em todas as sessões para acompanhar a evolução individual. Em alguns casos é oferecida medicação para deixar o cigarro de lado.

Como resultado, o Programa de Atenção Intensiva ao Tabagista já tratou 2.082 pessoas desde 2014, anotando 939 pacientes que conseguiram parar de fumar.

Riscos do cigarro

Embora haja ampla informação sobre os males causados à saúde pelo tabagismo e que se trata de um fator de risco cardiovascular, o hábito é a maior causa de mortes evitáveis. No Brasil, estima-se que aproximadamente 22 milhões de pessoas façam uso do tabaco. No mundo, um bilhão.

Os fumantes têm risco de morte súbita até quatro vezes maior. O vício aumenta as chances de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, conhecido como derrame, angina e outras doenças, como o câncer. A nicotina estreita veias e artérias. Outros componentes do cigarro lesam o endotélio, a camada de revestimento interno dos vasos, causando lesões nos tubos.

LEIA TAMBÉM

Perigo da moda: cigarro eletrônico traz aumento de casos de câncer