Notícias

Governo não cumpre acordo; Auditores-Fiscais da Receita Federal voltam a falar em paralisação

06/09/2024
Divulgação

Após o Governo Federal não cumprir o acordo firmado com os Auditores-Fiscais, a categoria decidiu se mobilizar durante a Assembleia Nacional, acontecida em 12 de julho.

Segundo o presidente da Delegacia Sindical de Santos do Sindifisco Nacional (sindicato que representa a categoria), Auditor-Fiscal Elias Carneiro Jr., o próximo passo pode ser a paralisação dos serviços do órgão, incluindo a Alfândega do Porto de Santos.

Novamente, a causa do movimento da categoria é uma quebra de acordo por parte do governo. Quando depois de sete anos, o governo finalmente regulamentou a parcela de produtividade ficou acordado entre as partes que haveria a instalação de mesas de negociação específicas para tratar do reajuste do vencimento básico, que está congelado desde 2016.

Em 4 de julho, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) enviou ofício ao Sindifisco Nacional informando que não mais seria instalada as mesas de negociação.

O vencimento básico compõe a principal fração da remuneração dos Auditores-Fiscais e sua defasagem prejudica principalmente aposentados e pensionistas, que ganham parcela consideravelmente menor do bônus de produtividade em relação aos ativos.

Em 31/7, a categoria realizou ato público em Brasília (DF) em frente ao MGI como forma de protesto pela quebra de acordo por parte do governo.

“É difícil acreditar que precisaremos fazer mobilização ou paralisação novamente. Esperamos que o governo mude sua posição e instale as mesas de negociação antes que o governo sofra as consequências dessa mobilização”, finaliza Elias Carneiro Jr.