Economia

Governo lança ofensiva internacional para atrair investimentos ao túnel

22/04/2025 Da Redação
Divulgação/Ascom MPor

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, iniciou ontem (21) um roteiro pela Europa com o objetivo de apresentar a investidores, operadores logísticos e instituições financeiras internacionais o projeto do túnel Santos-Guarujá. A proposta prevê a construção do primeiro túnel imerso do Brasil e o maior da América Latina, ligando as duas cidades por meio de uma travessia submersa.

O roadshow teve início em Portugal, com reunião entre representantes do governo brasileiro e executivos da empresa portuguesa Mota-Engil, que atua no setor de infraestrutura em diversos países. Durante a apresentação, o ministro destacou que o projeto é considerado estratégico pelo Governo Federal, com potencial para impactar positivamente a logística nacional e ampliar a integração entre os modais de transporte. Também foram mencionadas as garantias jurídicas e institucionais do modelo proposto como fatores atrativos para investidores.

“Estamos muito felizes em poder apresentar aos principais players globais uma obra tão aguardada pelo povo brasileiro, que vai beneficiar não apenas o estado de São Paulo, mas todo o Brasil. O mundo olha hoje para o nosso país como quem vê uma janela de oportunidade única, porque contamos com projetos sólidos, que garantem segurança jurídica e o melhor ambiente para execução dos trabalhos. No governo do presidente Lula, lançamos o maior pacote em infraestrutura da história brasileira, com um volume de investimentos nunca antes visto”, afirmou o ministro.

A avaliação do Governo Federal é que o túnel poderá contribuir para melhorar a mobilidade urbana, reduzir o tempo de travessia entre as margens e apoiar a operação do Porto de Santos, com reflexos positivos para o transporte de cargas e a atividade econômica regional. Atualmente, mais de 21 mil veículos utilizam diariamente o sistema de balsas entre Santos e Guarujá, além de cerca de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.

“Esse empreendimento vai mudar para melhor a vida de todos, pois, além de garantir maior celeridade na travessia entre os municípios, vai aumentar a competitividade do Porto de Santos, diminuindo, por exemplo, as interferências marítimas e minimizando os impactos ambientais”, indicou o secretário nacional de Portos, Alex Ávila.

O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, também reforçou a importância da obra. “Esse empreendimento é histórico e vai sair depois de uma espera de quase 100 anos. Vai tornar a travessia em minutos o que hoje leva quase uma hora”, apontou.

O ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro, que acompanha a comitiva, afirmou que a modelagem do projeto foi analisada por órgãos técnicos e oferece segurança ao investidor. “Esse contrato traz a segurança de que foi examinado pelos órgãos jurídicos e contábeis competentes do país. Do ponto de vista da segurança jurídica, é extraordinário”, informou.

O PROJETO

De acordo com o projeto, o túnel terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos, e contará com três faixas por sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Haverá ainda passagem para pedestres e ciclistas. Segundo o Governo Federal, a obra tem potencial para melhorar o fluxo de caminhões, aliviar o tráfego portuário, reduzir custos logísticos, aumentar a segurança nas operações e contribuir para a sustentabilidade ao diminuir interferências no canal de navegação.

Durante a reunião em Lisboa, o CEO da Mota-Engil, Carlos Mota Santos, afirmou “querer fazer parte do empreendimento”. A empresa portuguesa tem mais de 70 anos de atuação e presença em 21 países na Europa, África e América Latina. É um dos 25 maiores grupos europeus de construção e atua em áreas como rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, mineração, geotecnia e serviços para a indústria de óleo e gás. A Mota-Engil possui ainda parceria com a China Communications Construction Company (CCCC), responsável pela execução de túneis submersos como os de Hong Kong–Zhuhai–Macau, Shenzhen-Zhongshan e Baía de Dalian.

AGENDA

Após a etapa portuguesa, a comitiva formada por representantes do Governo Federal e do Estado de São Paulo segue para a Holanda, onde participará de reuniões em Amsterdã nesta terça e quarta-feira (22 e 23). O roteiro será finalizado na Dinamarca, com encontros com investidores em Copenhague.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lidera a comitiva estadual, que também passará por Oslo, capital da Noruega. Entre os encontros previstos, estão reuniões com empresas como Ballast Nedam, TEC Tunnel, Immontec, Ruter, LNS, Sweco, DFDS, Maersk e Femern A/S.
“Estamos promovendo uma transformação histórica na infraestrutura de São Paulo, com projetos que conectam regiões e melhoram a vida das pessoas. O Túnel Santos-Guarujá, por exemplo, aguardado há quase 100 anos, finalmente sairá do papel, trazendo investimentos e geração de emprego para a Baixada”, afirmou o governador.

Um dos destaques da missão será a visita técnica ao túnel submerso Fehmarnbelt, que está em construção entre a Dinamarca e a Alemanha. Com 18 km de extensão, a estrutura inclui quatro faixas rodoviárias e duas linhas férreas, sendo considerada uma referência mundial para o projeto brasileiro.

A delegação paulista inclui o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, e a secretária de Comunicação, Lais Vita.