Saúde

Governo de São Paulo faz alerta sobre febre maculosa

15/06/2023
Prefeitura de Jundiaí

Após casos de febre maculosa no interior do estado, o Governo de São Paulo faz um alerta à população. Conhecida como doença do carrapato, é uma infecção febril de gravidade variável, com elevada taxa de letalidade. Os sintomas são febre e dor pelo corpo, dor cabeça ou manchas avermelhadas pelo corpo.

Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia é transmitida pela picada do aracnídeo. Entre junho e novembro, a infestação ambiental por ninfas de carrapato estrela é alta (o ciclo de vida do carrapato inclui as seguintes fases: ovo – larva – ninfa e adulto).

“Ao se aventurar em regiões de mata e cachoeira, é importante estar ciente que estamos no período de reprodução do carrapato estrela, ocorrendo o risco de transmissão da febre maculosa através de sua picada. Caso em até 15 dias após este deslocamento, você apresente sintomas deve procurar atendimento médico o mais rápido possível”, afirma Tatiana Lang, Diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo.

Embora a febre maculosa seja grave e com alta letalidade, é possível reduzir significativamente o risco de contrair a doença. Verificar com frequência se há algum carrapato preso ao seu corpo, usar roupas claras com manga longa, calça comprida e calçado fechado são algumas medidas efetivas para a proteção contra o carrapato transmissor.