Santos

Golfinho é resgatado após encalhar na praia de Santos

03/07/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

Um golfinho da espécie popularmente conhecida como cachalote-pigmeu (Kogia breviceps) foi encontrado no domingo (2/7), na praia do José Menino, em Santos. O animal encalhou a cerca de 30 metros da faixa de areia, em estado considerado grave.

Foi montada uma operação especial para resgatá-lo que durou mais de quatro horas. O Corpo de Bombeiros acionou o Instituto Gremar para prestar atendimento ao animal. A equipe, em ação pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), chegou ao local por volta das 11h da manhã e contou com apoio operacional da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) também manteve-se em contato com a equipe de resgate para eventual apoio.

Veterinários e técnicos de campo permaneceram no mar, onde o animal foi medicado e estabilizado, por mais de quatro horas. Em seguida, o golfinho foi encaminhado ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, em Guarujá.

Em princípio trata-se de uma fêmea juvenil de aproximadamente 2,80m de comprimento, com uma lesão na região da cauda e aparentemente com marcas de interação com rede de pesca. O estado do animal é considerado grave.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato com o Gremar pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120. É possível ainda comunicar a GCM pelo 153 ou a Polícia Ambiental pelo 3348-4750.