Esportes

Gabi Mazetto vai defender a cidade de Santos nos campeonatos de skate

03/06/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

Passado, presente e futuro ligam a skatista Gabi Mazetto, um dos maiores nomes brasileiros na modalidade, a Santos. Juntam-se a lembranças das vezes que foi até a pista da Praça Palmares (Embaré) e do antigo Emissário, o termo de compromisso que assinou na quinta-feira (2/6) com a Fundação Pró-Esporte (Fupes) para defender a Cidade, e a expectativa de grandes conquistas e incentivo à nova geração que frequenta as escolinhas do Município.

Gabi conquistou, neste final de semana, o ouro na 2ª etapa do STU Nacional de Skate, em Porto Alegre (RS) e veio direto assinar o vínculo com Santos, em ato realizado no espaço do Novo Quebra-Mar, que ganhará uma pista da modalidade nos padrões oficiais.

Acompanhada do prefeito Rogério Santos, do presidente da Fupes, Christian Martins, e do presidente da Confederação Brasileira de Skate, Eduardo Musa, ela celebrou o compromisso: “Estou muito feliz e honrada por ser agora uma atleta de Santos, uma cidade que investe demais no esporte e que acredita no skate”, disse.

Carreira


A atleta praticou ginástica artística dos seis aos 12 anos, até que uma pista de skate começou a ser construída perto de sua casa, em Praia Grande. “Fiquei com vontade de aprender a andar”, conta. Antes mesmo da inauguração, já se arriscava no skate. Um ano depois, tornava-se campeã brasileira e iniciava uma bela carreira com títulos nacionais e internacionais.

Ela se recorda das vezes que foi andar na tradicional pista da Praça Palmares e na do antigo emissário. Em uma delas, a lembrança não é tão boa. “Teve um Campeonato Paulista que eu disputei e acabei quebrando o braço na primeira volta”.

A atleta se tornou um dos principais nomes do skate street brasileiro. Ocupando a 4ª colocação no ranking nacional e 8ª no mundo, estava cotada para disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. Foi quando, de forma inesperada, descobriu que estava grávida e precisou se afastar da corrida olímpica. Sua medalha de ouro se chama Liz e tem atualmente nove meses de vida.

Agora, aos 24 anos, e com um incentivo a mais, ela retornou às competições. Antes do título na capital gaúcha, obteve o 7º lugar em competição no Japão, disputando a final com as melhores atletas do mundo, e a 3º colocação no Campeonato Brasileiro. “Meu maior sonho, desde quando ginasta, sempre foi participar de uma Olímpiada. Estou empolgada para representar Santos ao redor do mundo e, a partir de junho, farei o possível para conquistar a pontuação necessária para poder me classificar e representar o Brasil em Paris”, diz a skatista.