O comando do 8º Distrito Naval da Marinha ativou nesta quarta-feira (10) o Grupamento de Fuzileiros Navais de Santos, que vai garantir mais segurança para o Porto e também para toda a região.
A solenidade foi realizada na sede do grupamento – Av. Afonso Pena, 853, e contou com a presença de almirantes e oficiais da Marinha do Brasil, além de autoridades civis, como o prefeito de Santos, Rogério Santos, e o secretário municipal de Portos, Bruno Orlandi.
A solenidade foi presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, que destacou a importância da ativação do grupamento no combate ao narcotráfico e ao contrabando. Ele revelou que os fuzileiros trabalharão em conjunto com a Polícia Federal e com a Guarda Portuária para garantir mais segurança ao principal porto do Hemisfério Sul.
O grupamento inicialmente terá 56 militares, mas o efetivo aumentará gradualmente para 158 fuzileiros, sob o comando do capitão de fragata Eric Ricardo de Souza, que assumiu o posto nesta quarta-feira.
A exemplo do almirante Wladmilson Borger de Aguiar, o prefeito Rogério Santos destacou a importância da ativação do Grupamento de Fuzileiros Navais de Santos para garantir não apenas mais segurança para o porto, mas, principalmente, para toda a população da Baixada Santista.