O furacão Milton se aproxima cada vez mais da Flórida. Como categoria 4, o furacão pode ser um dos piores do estado nos últimos 100 anos. O fenômeno deve tocar o solo nesta quarta-feira (9) e o governo se prepara para a maior evacuação no estado nos últimos oito anos. O fenômeno se formou no fim de semana no Caribe e se aproxima do México e da Flórida, nos Estados Unidos. Os aeroportos já se encontram fechados.
De acordo com o presidente Joe Biden e a prefeita de Tampa, aqueles que receberam ordens para saírem das zonas de evacuação, que saiam, pois será uma questão de vida ou morte. “Esta pode ser a pior tempestade a atingir a Flórida em mais de um século e, se Deus quiser, não será, mas parece que sim agora”, afirmou Biden. A prefeita já ressaltou que aqueles que optarem ficar nestas zonas, irão morrer.
Apesar das previsões indicarem que o furacão Milton possa perder força, é possível que ele continue como um “grande e poderoso furacão”. O fluxo nas estradas é grande, o que fez com que as autoridades liberassem o acostamento nas rodovias. A Flórida ainda se recupera do furacão Helene, que há menos de 2 semanas deixou 200 mortos em seis estados.
As categorias de um furacão podem ser:
Categoria 1: Os ventos atingem velocidades entre 119 e 152,8 quilômetros por hora e as ondas podem aumentar até 1,5 metro acima do normal. Um furacão desta categoria normalmente causa danos principalmente a casas “não ancoradas”, podendo derrubar algumas árvores.
Categoria 2: Os ventos atingem velocidades entre 154 e 177 quilômetros por hora e ondas de até 2,4 metros de altura. Causa danos aos telhados, portas e janelas dos edifícios. Além disso, muitas vezes árvores, arbustos, placas e docas são arrancadas.
Categoria 3: Em um furacão deste tipo, os ventos atingem velocidades de até 208 quilômetros por hora e são geradas ondas de até 3,6 metros. Pode causar danos estruturais a pequenas casas e armazéns, destruir a folhagem das plantas e arrancar árvores de grande porte.
Categoria 4: Os ventos nesta categoria atingem velocidades entre 209 e 251 quilômetros por hora e as ondas ultrapassam os 5 metros de altura. Eles causam graves danos às casas do litoral e aos telhados de outras casas.
Categoria 5: Eles são o tipo de furacão mais mortal e deixam devastação em seu rastro. Os ventos ultrapassam os 250 quilômetros por hora e as ondas chegam aos 6 metros ou mais. Os telhados da maioria das casas desabam ou são levados pelos ventos e casas menores podem se levantadas. Janelas e portas sofrem graves danos.