Referência no atendimento à comunidade surda, a Unidade de Saúde da Família (Usafa) Samambaia promoveu nesta quinta-feira (21) a formatura de 12 servidores na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Os funcionários da unidade aprenderam sinais básicos e também aqueles focados no cotidiano de atendimento à saúde para um melhor acolhimento dos pacientes surdos do Bairro. Como forma de encerrar o ciclo, os profissionais receberam um certificado de participação.
A ação foi promovida pelas agentes comunitárias de saúde Gisele Domingos e Joana Dantas, que há anos estudam e se aprimoram na Libras e se tornaram multiplicadoras do tema da Usafa. Elas promoveram aulas semanais sobre o assunto para os colegas. Participaram da atividade profissionais como agente comunitário, auxiliar de saúde bucal, enfermeira e agente administrativo.
Para melhor compreensão dos sinais e significados, foram promovidas aulas práticas com dinâmicas, simulação de atendimentos de saúde, rodas de conversa com pacientes e amigos surdos. Os participantes também puderam praticar o aprendizado em apresentações culturais na própria Usafa em datas comemorativas, além de exibições para um público maior, como, por exemplo, durante o 4º Encontro dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias em Praia Grande, ocorrido em outubro no Palácio das Artes.
O trabalho de Libras na Usafa Samambaia vem de alguns anos e se tornou referência na rede municipal de saúde praia-grandense. Cada vez mais os funcionários se envolvem e multiplicam o conteúdo, passando para outros colegas, que conseguem atender a comunidade surda com maior facilidade. Todo esse empenho foi reconhecido em 2021, quando a iniciativa foi uma das selecionadas pela edição daquele ano da premiação APS Forte no SUS – integralidade do cuidado, organizada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).