Alta Rotação

Frota de veículos cresce na Baixa Santista

13/01/2023
Frota de veículos cresce na Baixa Santista | Jornal da Orla

Praia Grande foi a cidade que teve o maior acréscimo, a frota teve um aumento de 18,7%, ou seja, 25.411 veículos a mais circulando

Na alta temporada, o morador da Baixada Santista sempre tem a impressão de ter mais carros do que gente na rua. Afinal, nessa época do ano a população dobra e trajetos que fazemos em 15 minutos levam mais de meia hora e arrumar uma vaga para estacionar chega a ser missão impossível.

Mas mesmo fora da temporada, o trânsito tem tirado a paciência de muita gente. O motivo disso é que a frota de veículos aumentou mais de 10% nos últimos cinco anos na região. Em Praia Grande, a cidade que teve o maior acréscimo, a frota teve um aumento de 18,7%, ou seja, 25.411 veículos a mais circulando. Em segundo lugar ficou Guarujá, com 15.046 veículos novos na frota. São Vicente teve um aumento de 14.044 veículos e Itanhaém 10.076, Santos foi a cidade que registrou o menor crescimento, com 2.794, veículos a mais. No total, foram 89.186 novos veículos circulando na Baixada Santista, o que faz a gente pensar duas vezes antes de sair de casa de carro.

Esse crescimento de automóveis não é um fenômeno novo. E diante todos esses números, o que fazer?

Afinal de contas, engarrafamentos têm seu custo, pois o tempo gasto neles poderia ser utilizado em atividades mais produtivas.

É preciso cobrar das autoridades políticas de mobilidade urbana. Investimento em transporte público de qualidade com tecnologias mais limpas, integração de transportes, políticas de ciclomobilidade e de multimodais são algumas ideias a se pensar. Ficam aí as sugestões. E eu fico por aqui, até a próxima!

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.