Porto

Frente Parlamentar vai discutir modelos de gestão de portos e aeroportos

06/03/2023
Divulgação/Santos Port Authority

Objetivo é melhorar competitividade, diz deputado Paulo Alexandre Barbosa, presidente do grupo de trabalho

Com o objetivo de debater modelos de gestão e desenvolvimento sustentável, custos operacionais e logísticos, competitividade internacional, plano de investimentos em infraestrutura, foi criada no Congresso Nacional a Frente Parlamentar Mista dos Portos e Aeroportos (FPPA).

O grupo de trabalho foi uma proposta do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), que vai ser o presidente desta Frente Parlamentar, aprovada com a adesão de mais de 200 senadores e deputados.

O lançamento oficial acontece no dia 15 de março, em Brasília, e contará com a presença de lideranças de ambos setores.

Deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB),

“Aqui na Baixada Santista, especialmente no aeroporto de Guarujá, que já conseguimos um avanço concreto, a autorização da Anac para o início das obras com a licitação que vai permitir que o aeroporto funcione. A questão do aeroporto de Itanhaém que precisa ser potencializado, é um importante projeto para o Litoral Sul, e o aeroporto de Registro que é fundamental”, destacou Paulo Alexandre.

A criação da Frente aconteceu no início de fevereiro em reunião, no gabinete do deputado Paulo Alexandre. Segundo ele, a FPPA será importante para o Porto de Santos.

“Um terço do PIB passa pelo Porto de Santos, gerando emprego e renda. É fundamental que a gente possa modernizar o Porto, fazer obras importantes de infraestrutura como o túnel ligando Santos ao Guarujá, a transferência do Terminal de Passageiros para a região central da cidade. Muito trabalho e resultado nessa Frente Parlamentar que vou presidir no Congresso Nacional”, finaliza.

Além de Paulo Alexandre, participaram da criação da FPPA Cleber Verde (Republicanos/MA), Albuquerque (Republicanos/RR), entre outros. O deputado federal paulista será responsável pela prestação das informações perante a Secretaria Geral da Mesa/SGM-CD e demais órgãos do Congresso Nacional.

 

Portos

Atualmente no Brasil existem 175 instalações portuárias de cargas, que incluem portos, terminais marítimos e instalações aquaviárias. Desse total, 36 portos são públicos organizados.

Somente no Brasil, o setor portuário (portos públicos e terminais autorizados) movimentou 179,8 milhões no primeiro bimestre de 2022. O número representa crescimento de 1,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da ANTAQ.

Em 2022 o porto mais importante da América Latina, o Porto de Santos movimentou 162,4 milhões de toneladas de carga. Outros portos em destaque no cenário nacional são o de Paranaguá (PR), Rio Grande (RS), Suape (PE), Navegantes (SC), Itajaí (SC) e Rio de Janeiro.

 

Aeroportos

Nos últimos 12 meses, o acumulado de passageiros em voos internacionais é de quase 14 milhões de passageiros. O total de passageiros domésticos chegou a 65,7 milhões apenas em 10 meses de 2022.

O maior aeroporto do Brasil, o Internacional de Guarulhos (SP), também é o segundo mais movimentado da América Latina.

Atualmente são quase 2.500 mil aeródromos registrados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Desses aeródromos, 1911 são privados e 588 são públicos.

O Estado de SP possui 14 aeroportos comerciais e 26 aeroportos regionais. Dos 10 maiores aeroportos do Brasil, três estão no território paulista: Aeroporto Internacional de Guarulhos, Aeroporto Internacional de Congonhas (SP) e Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas).