Saúde

Fratura no quadril leva à morte em 25% dos casos

13/05/2022
Depositphotos

De cada quatro pessoas que sofrem fratura no quadril e precisam ser operadas, uma morre. A alarmante estatística, informada pela Fundação Internacional de Osteoporose, alerta para um problema que pode ser evitado tomando precauções simples, principalmente junto à população idosa. São cerca de 200 mil mortes por ano, resultantes não obrigatoriamente da fratura, mas a complicações como pneumonia, infecções e problemas cardíacos.

Quando o desfecho não é fatal, deixa sequelas severas. “Entre os que sobrevivem, cerca de metade perde a independência. As fraturas por fragilidade óssea se devem à osteoporose, doença que causa perda de massa óssea e prejuízo de sua estrutura”, explica o presidente da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO), o endocrinologista Francisco José Albuquerque de Paula.

A osteoporose afeta cerca de 10 milhões de brasileiros. O especialista explica que é preciso adotar medidas preventivas ao longo da vida, para favorecer o ganho de massa óssea na infância e na adolescência e minimizar a perda de massa óssea que, naturalmente, acontece com o envelhecimento.

Segundo a ABRASSO, cerca de 30% dos adultos acima de 65 anos caem anualmente. Destes, 15% sofrem lesões. Em pessoas com osteoporose, uma queda da própria altura – o popular “tombo” – pode resultar em fratura. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que metade das mulheres, após a menopausa, terá fratura óssea.

Prevenindo quedas
As quedas podem ocorrer simplesmente por dificuldades de visão. É preciso ir ao oftalmologista ao menos uma vez no ano, para certificar se o grau das lentes dos está correto, e , caso necessário, fazer o tratamento de catarata.

Calçados confortáveis e estáveis são fundamentais, de preferência aqueles com base larga e antiderrapante.

A prática diária de atividade física fortalece a musculatura e proporciona mais equilíbrio. Os exercícios de impacto e força são os mais indicados, mas eles devem ser ajustados para a condição clínica e idade do paciente.

Segurança em casa
Como grande parte das fraturas por osteoporose acontece durante tarefas do cotidiano, é fundamental ter uma casa segura.

Na cozinha, a altura máxima de armários e prateleiras não deve passar de 1,60m para facilitar o acesso. O micro-ondas deve estar a uma altura de 1,30m, com uma prateleira ao lado para apoiar pratos. Lavar louças e passar roupas enquanto está sentado é menos cansativo e reduz os riscos de queda.

Evitar escadas. Se não for possível, colocar fitas antiderrapantes na borda dos degraus melhora a aderência e sinaliza o limite do chão. Uma fita de led abaixo do corrimão ajuda a iluminar e não causa ofuscamento.

Uma cama mais alta facilita na hora de deitar e levantar.

Instalar barras de apoio nos banheiros, pisos antiderrapantes e móveis com pontas arredondadas. Evitar tapetes.