Santos

Força-tarefa fiscaliza caminhões de resíduos

02/05/2024
Divulgação PMS

Uma operação de fiscalização foi realizada na Avenida Presidente Wilson, em Santos, com o objetivo de monitorar caminhões que coletam resíduos da construção civil e materiais recicláveis. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) com o apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Guarda Civil Municipal (GCM) e polícias Civil e Militar, resultou em 10 intimações e 5 autos de infração ambiental.

Durante a operação, 19 veículos foram abordados, evidenciando irregularidades como transporte de materiais recicláveis sem cadastro na Semam e carregamento de restos de construção civil sem o Comprovante de Transporte de Resíduos (CTR). A falta de apresentação do CTR é um requisito obrigatório para empresas que transportam entulho, pois esse documento comprova a origem e o destino adequado do material.

A Prefeitura de Santos não veta a atuação de empresas e cooperativas na coleta de recicláveis, contanto que estejam devidamente cadastradas na Semam e apresentem mensalmente a comprovação do destino correto dos materiais.

Em conjunto com a CET e a Polícia Militar, a ação também resultou em 34 autuações por infrações de trânsito e na remoção de 3 veículos ao Pátio Municipal (Caneleira).