Notícias

Folia sem medo

09/02/2024
Folia sem medo | Jornal da Orla

O Carnaval, festa conhecida pela alegria e descontração, também é marcado por um problema grave: o assédio sexual. De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Locomotiva, no Brasil, 50% das mulheres já foram assedias no Carnaval e 73% delas, temem passar por essa situação novamente ou pela primeira vez. Por isso, é essencial se prevenir e se conscientizar sobre o tema.

A importunação sexual consiste em qualquer ato de caráter sexual que ocorre sem o consentimento da vítima. Situações como comentários ofensivos, gestos obscenos, assédio verbal ou físico, e até mesmo agressões sexuais, não só prejudicam a experiência dos participantes, como também violando seus direitos.

A vereadora Debora Camilo ressalta que o problema vai muito além do Carnaval “Creio que o problema é a cultura do estupro, de que os corpos das mulheres estão disponíveis. A forma como o carnaval vem sendo vendido é apenas mais uma forma de hipersexualizar os corpos, sem considerar suas escolhas.” Afirma.

Para combater esse problema, é necessário que todos estejam cientes dos recursos disponíveis para lidar com essas situações. Uma das primeiras atitudes a serem realizadas é a denúncia do ocorrido às autoridades competentes, que deverão receber o caso com total acolhimento. Em caso de assédio, é possível acionar a polícia, seguranças do evento ou utilizar canais de denúncia específicos, como o Disque 180, que oferece atendimento especializado para casos de violência contra a mulher.

É fundamental ressaltar que apesar de todos esses artifícios, em nossa sociedade, as mulheres ainda precisam estar atentas e adotar medidas para garantir sua proteção.  Por isso, a delegada e diretora da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil, Raquel Gallinati, aconselha a tomada de algumas medidas, como evitar entrar em transportes clandestinos, ficar sozinha em meio a folia e perder seu copo de vista, não deixando-o com estranhos ou desacompanhado.

Além disso, é importante promover a cultura do respeito mútuo e da empatia. A conscientização sobre os limites individuais e o respeito à autonomia e integridade das outras pessoas são fundamentais para prevenir situações de importunação.

Portanto, neste Carnaval, vamos celebrar com responsabilidade e solidariedade. Vamos nos unir para combater a importunação sexual e garantir que todos possam aproveitar a festa em um ambiente seguro, respeitoso e inclusivo.