Saúde

Fique de olho nos petiscos da Copa

20/06/2014
Fique de olho nos petiscos da Copa | Jornal da Orla
Emoção, nervosismo, alívio, raiva, ansiedade. Com a atenção no jogo, a profusão de sentimentos pode ser compensada nos comes e bebes que costumam ser consumidos de forma quase automática durante as partidas de futebol. Afinal, como estamos entretidos no jogo podemos comer mais sem se dar conta. “Não só ao assistir partidas, mas todas as vezes que tentamos fazer duas coisas ao mesmo tempo, o cérebro irá focar naquilo que é mais interessante, no caso o jogo, e então as chances de ingerir mais alimentos aumenta porque o foco não é a alimentação”, explica a nutricionista Mariana Taranto.
 
E calorias extras estão relacionadas ao ganho de peso. “Para se ter uma ideia, ingerir 250 calorias a mais todos os dias durante um mês irá proporcionar o ganho de um quilo extra no peso corporal ao longo desse período, mas isto pode variar de acordo com o organismo”, explica Taranto. Veja por que maneirar no garfo e no copo sem deixar de torcer pela seleção:
 
Cerveja e caipirinha – As bebidas alcoólicas são inimigas da dieta, pois bastante calóricas; no caso da caipirinha ainda leva açúcar em sua composição, o que aumenta ainda mais as calorias. Assim, além de moderar no consumo, procure compensar o álcool diminuindo a quantidade de petiscos e também controlando melhor a alimentação nos dias em que não haverá jogo.
 
Refrigerante – Rica em açúcar, a bebida favorece o ganho de peso, contribui para a formação de celulite e altera a distribuição de gordura corporal, fazendo com que ela se acumule em regiões como a barriga. Tente substituir o refrigerante por um suco natural.
 
Amendoim e outras oleaginosas – As oleaginosas como o amendoim, a castanha de caju e a castanha-do-pará podem ser ótimas para a saúde. Elas são ricas em ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados. Porém, é importante que elas sejam ingeridas in natura, sem adição de sal e em quantidades moderadas, pois são muito calóricas – 100 gramas de amendoim, por exemplo, têm 600 calorias. 
 
Pipoca na manteiga – As versões elaboradas com manteiga, temperos prontos, bacon e queijos gordurosos são, no mínimo, 35% mais calóricas que as pipocas feitas com pouco óleo. 
 
Salgadinhos de pacote – São ricos em sódio, que, além de aumentar a pressão arterial, em excesso favorece a retenção de líquidos. Os salgadinhos à base de batata geralmente são fritos e por isso têm grande quantidade de gorduras saturadas. Em média, 100 gramas contam com 16 gramas de gorduras saturadas, 72% da porção diária recomendada. 
 
Churrasco – Um clássico para acompanhar os jogos da Copa, pode favorecer o ganho de peso se forem feitas escolhas erradas. Caso queira comer a picanha, por exemplo, retire a gordura e também tente comer uma salada junto com o churrasco. 
 
Frituras – Nos bares é comum o consumo de batata frita, coxinha, bolinho de bacalhau, pastel e outras frituras enquanto se assiste aos jogos. São alimentos extremamente calóricos e ricos em gordura saturada. 
 
Frios – Os frios são ricos em sódio e gorduras saturadas e no caso dos embutidos ainda são adicionadas muitas substâncias químicas, o que prejudica a saúde. Procure optar por versões mais leves.