A 1ª edição do Festival Transformar, evento gratuito voltado a pessoas que buscam qualidade, inovação, consumo consciente, entretenimento e oportunidades de negócios, começa nesta sexta (20/09), no Centro Histórico de Santos. Serão sete dias, com dois finais de semana repletos de atividades pensadas exclusivamente para promover o pequeno empreendedor.
O festival será realizado na Casa da Frontaria Azulejada (Rua do Comércio, 92), de 20 a 22 e de 26 a 29 de setembro, e terá mercado de criadores autorais, com venda de produtos mais sustentáveis, rodas de conversa, exposições de arte, fotografia, e design, além de muita música e gastronomia, reunindo coletivos da Baixada Santista e convidados de outras regiões do País.
Para esta 1ª edição, os expositores serão compostos por uma seleção de iniciativas parceiras, como a BaFu e BaFu Origens, do curador e cenógrafo Cláudio Magalhaes, um evento colaborativo de criações autorais desenvolvida pelo Estúdio Casa Torta e realizado pela Reset.br, que através de experiências no varejo, oficinas, ocupações artísticas e mercados itinerantes promove a exposição de pequenos produtores. Ao todo, serão 35 marcas de design, moda, cosmética natural e vegana, gastronomia, e artes plásticas.
Também estará presente a Feirinha da Ida, produzida pela jornalista e artista plástica Ida Feldman, que tem como objetivo a divulgação e comercialização de produtos do pequeno empreendedor autoral brasileiro, realizando suas ocupações em lugares icônicos e estratégicos da cidade de São Paulo, como o Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol, o Memorial da América Latina e o Museu da Língua Portuguesa.
Com o objetivo de valorizar e impulsionar os produtores da Baixada Santista, o Festival Transformar selecionou 10 marcas e artistas do Programa de Aceleração de Empreendedores Criativos do SEBRAE, que fazem parte do coletivo Feito em Santos” e poderão se beneficiar do ambiente de negócios do festival para a apresentação do resultado de seu programa. Por meio da parceria com o Primavera Criativa, o Festival fará parte de sua programação, e santistas e turistas, entre outras atividades, poderão utilizar as decorações floridas espalhadas pelas cidades como cenário para fazer belas fotos e espalhar a alegria da Primavera.
Música e Gastronomia
Como parte das atividades oferecidas para o público, o Festival Transformar trará apresentações musicais de artistas e djs da Baixada Santista que fazem sucesso mundo afora, como Dj Glaucia MaisMax, Dj Tin God – Fernando Britto, MONNA, Digo Maransaldi, Aydan, Carla Mariani, João Romualdo, Rafa Gomes e Turmalina e Thais Ribeiro.
Na área gastronômica, alimentos e bebidas in natura e processados, típicos de nossa região poderão ser degustados por quem visitar o evento. Estarão presentes marcas como Madre Carpo Snacks Saudáveis Desidratados, La Pipoquita 013, Cafeína, Creperia da Praia, La Florida Empanadas, Sr. Merenda Gastronomia, Merlô vinho & bossa, Estação Brigaderia, Seo Pedaço e Bonne Quiche.
Rodas de conversa
Entre as atrações do Festival Transformar, destaque para as rodas de conversa no espaço “Mar Aberto”, com bate papos sobre Economia Circular, Design Colaborativo, Moda Sustentável e Upcycling e Sustentabilidade nos negócios entre outros temas relevantes na atualidade que serão apresentados por profissionais que fazem a diferença na prática, usando seu conhecimento como ferramenta ativa para um futuro mais inclusivo.
“O intuito do Festival Transformar é apoiar fortemente a economia criativa e os movimentos regenerativos, focando no compromisso com a qualidade de vida associada ao fazer com identidade, respeito social e ao meio ambiente”, destaca o criador e organizador do evento, Gabriel Del Corso.
Com mais de 100 eventos realizados no Brasil e no exterior, o empreendedor e produtor executivo explica que o Festival Transformar surgiu a partir de uma evolução de vários trabalhos realizados por ele ao longo de sua carreira. “A Baixada Santista com sua rica história e importância geográfica e que abrigam marcas dos mais variados segmentos, nos oferece a oportunidade de impulsionar muitos criativos e conectá-los com um mercado mais abrangente. As atividades propostas neste festival serão os elementos de conexão entre os produtores e os consumidores, onde a troca de experiências visa o crescimento de todos os participantes, gerando novas parcerias e consecutivamente oportunidades de negócios”, destaca Gabriel.
Zero de Carbono
Upcycling, Consumo Consciente e Inclusão Social e Cultural serão os temas condutores deste festival, desde a montagem de seus espaços expositivos até a criação de produtos, conteúdos e marcas a serem expostas e comercializadas. Além disso, o festival recebeu a Certificação de Evento Livre de Carbono. “Essa certificação é um passo importantíssimo para nós e para o público de até 7 mil pessoas que devem passar pelo evento, e inclui desde o consumo de água, energia, gestão e destinação correta de resíduos sólidos e orgânicos e a Neutralização de Carbono, através do plantio de árvores nativas da serra do mar, que será realizado pela IBDN- Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN)”, enfatiza Gabriel.
Para a cenografia do festival, serão usados andaimes, com luzes de led penduradas, tapumes de construções, e a comunicação visual será feita com papel reciclado em formato de lambe lambe.
O Festival Transformar tem o patrocínio premium do Grupo Yaman, a colaboração Premium e a realização “Mar Aberto”do Senac. A realização e produção Re-Set e da BaFu, realização do núcleo musical Coletivo Saruê e Quiron, com curadoria do produtor Diego Lopes e da intérprete Monna, realização do núcleo gastronômico Revista Nove e Guia de Bares e Restaurantes do jornalista Diego Brígido, curadoria de Moda pela arquiteta e artista plástica Flávia Dantas, Drinks e Bebidas ficam por conta de Beg Gin, Cervejaria Burgman e Chopp Cerva. A divulgação é feita pela Elo Assessoria de Comunicação e pela agência de marketing digital Akazi Criativa. O evento tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Santos, Fundação Arquivo e Memória de Santos, Secretaria Municipal de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Sebrae, Instituto Supereco, Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), Estúdio Vertices, Ibis e Couto Materiais para Construção.