Meio Ambiente Santos

Festival Som do Oceano em Santos

21/04/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

Unidade brasileira de uma organização de proteção da vida marinha e do oceano, a Sea Shepherd Brasil realiza em Santos a primeira edição presencial do Festival Som do Oceano, que irá reunir, no fim de semana  (23 e 24/4), mais de 20 horas de atividades culturais e ambientais relacionadas ao oceano.

A programação, realizada em parceria com a Prefeitura, conta com várias tendas ao longo da orla e atividades como limpeza de praia e subaquáticas para remoção de resíduos do ambiente marinho, atividades educativas, brincadeiras e palestras.

Totalmente criado por voluntários da organização, o evento Som do Oceano é uma celebração voltada para a importância das espécies marinhas, que segue o Dia da Terra, comemorado em 22 de abril. Para participar das atividades é recomendado realizar inscrição no site do evento.

Palestras
A Concha Acústica Vicente de Carvalho (ao lado do canal 3) receberá palestras com a equipe da Sea Shepherd e Embaixadores da Sea Shepherd no Brasil, que falarão sobre a missão da instituição, conservação de baleias, importância dos tubarões e formas de substituir receitas tradicionais com peixes e frutos do mar por versões à base de plantas. As palestras terão sessões para até 300 pessoas, entre 15h e 19h.

Cultura oceânica
Na tenda liderada pela equipe de Educação da Sea Shepherd, haverá exposição sobre as campanhas da organização no Brasil, na qual educadores irão compartilhar histórias sobre a conservação de baleias, botos e tubarões, a partir de objetos que são utilizados nas atividades de pesquisa e conservação da instituição. A exposição ocorrerá das 9h às 17h em ambos os dias.

Na Praia do Gonzaga, nas proximidades da Praça das Bandeiras, estão programadas atividades educativas que requerem inscrição no dia do evento.

Conversa com as baleias
Usando recursos sonoros, essa atividade explica como golfinhos e baleias produzem sons, sua importância para a comunicação dos animais e quais são os impactos da poluição sonora para essas espécies. A atividade ocorre nos dois dias de evento, com sessões de até 20 participantes. A atividade é aberta para todas as idade.

3D
Interação educativa usando óculos 3D para proporcionar uma experiência imersiva semelhante a um mergulho. A atividade ocorre nos dois dias de evento, com sessões de até 20 participantes. A atividade é aberta para todas as idades.

Jogo do navio
Jogo voltado para crianças entre sete e 10 anos de idade. A atividade ocorre nos dois dias de evento, com sessões de até 30 participantes.

As tendas do festival estarão espalhadas entre as praias do Gonzaga e do Boqueirão, das 9h às 17h. A limpeza subaquática será feita no Deck do Pescador (aberta somente a voluntários): Av. Alm. Saldanha da Gama s/nº, Ponta da Praia.

As atividades do festival Som do Oceano são gratuitas. A instituição terá voluntários no local convidando participantes a realizar doações e venda de produtos da organização para ajudar em sua missão de preservação do oceano.