Sucesso de público em 2021, o ‘Festival Leia Santos’ terá sua segunda edição neste sábado (29/10), reunindo amantes de livros, quadrinhos e artes, que vão poder curtir, das 11h às 18h, no Centro de Cultura Patrícia Galvão (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias), uma série de atrações gratuitas. Realizado pela Secretaria de Cultura (Secult), o evento vai celebrar o Dia Municipal da Doação de Livros e os 16 anos do projeto ‘Leia Santos – Um Incentivo à Leitura’, que recentemente ultrapassou a marca de 200 mil publicações doadas.
Assim como no ano passado, quem tiver livros para doar vai contar com a ‘Caixa dos Saberes’, onde os visitantes poderão depositar aquelas publicações que estão há muito tempo guardadas em estantes e gavetas e que, certamente, poderão ser muito úteis para outros leitores.
Também no Centro de Cultura haverá teatro de marionetes, intervenções artísticas, apresentações musicais e circenses, caricatura ao vivo e cosplayers, além de exposição de livros com a participação de 37 autores santistas.
Quem curte quadrinhos poderá aproveitar o espaço em homenagem à Gibiteca Municipal, que em dezembro completará 30 anos, com varal de fanzines, cantinho para leitura de gibis e pintura infantil, caricatura ao vivo, jogos de tabuleiro e oficinas de desenho livre.
“Ao longo do ano, realizamos dezenas de atividades de incentivo à leitura, em todas as regiões da Cidade. O Festival é o momento de reunirmos toda a comunidade que ama e trabalha com literatura, abrindo espaço também para que outras pessoas tomem gosto por esse hábito tão saudável”, comentou o secretário de Cultura, Rafael Leal.
LANÇAMENTO EM DOSE DUPLA
Para marcar a abertura do ‘Festival Leia Santos 2022’, haverá o lançamento do livro ‘Champ – a incrível história do baixista Champignon do Charlie Brown Jr’, nesta quarta-feira (26), às 19h, no Museu da Imagem e do Som de Santos – Miss (Avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias).
A noite contará com a presença do escritor e jornalista Pedro de Luna, que abrirá as atividades ministrando uma palestra, onde contará um pouco sobre o processo de criação do livro, que exigiu dois anos de trabalho e duas campanhas de financiamento coletivo. Na sequência, haverá uma sessão de autógrafos.
Programação de sábado (29)
11h às 18h – Espaço Gibiteca
13h às 14h – Contadora de Histórias – Camila Genaro
14h às 15h – Marionetes Guarujá
15h às 16h – Rods Brow – Duo (pop rock)
16h às 17h – Komboio Cultural – Grupo Circulando (circo)
17h – 18:30h – Komboio Cultural – Quizumba Latina convida Lua Marina